Saúde terá equipamento para fiscalizar esgotos
10/01/2006
Temporada estimula vinda de migrantes
10/01/2006

A partir de hoje, os visitantes que quiserem percorrer as trilhas da Lagoinha do Leste e da Praia da Galheta, em Florianópolis, podem contar com a presença de guias turísticos para acompanhar o trajeto. Os grupos saem dos pontos de partida duas vezes por dia, pela manhã e à tarde. O projeto, que já incluía as trajetos do Caminho da Gurita e da Trilha da Restinga, na Lagoa do Peri, faz parte da Operação Verão 2006, da Prefeitura da Capital.

A trilha da Lagoinha do Leste tem saídas às 8 e às 14 horas, com retornos às 11h30 e às 17h30. O percurso, de 2 quilômetros, tem vários trechos íngremes e pode ser concluído em cerca de 45 minutos. O grupo sai do final da rodovia SC-406, no Pântano do Sul. Entre os atrativos do caminho há cachoeiras, riachos, lagoa de água doce, sítio histórico, área de preservação (mata atlântica) e unidade de conservação de proteção integral.

Já os 1,9 quilômetros da trilha da Galheta podem ser percorridos em cerca de 50 minutos. Às 8h30 e às 14h30 haverá saídas da praia Mole, em frente ao salva-vidas, na rodovia Manoel de Menezes. Os retornos devem ocorrer às 10h30 e às 16h30. Quem decidir fazer esse trajeto deve estar preparado: com subidas e descidas íngremes, a caminhada é pesada no sentido Galheta-Fortaleza da Barra.

O Caminho da Gurita, no Parque Municipal da Lagoa do Peri, está entre os roteiros iniciados na semana passada, no dia 2. É o percurso mais longo da Operação Verão, com três quilômetros de extensão, percorridos em cerca de duas horas. A caminhada é plana, com alguns trechos acidentados, em terreno argiloso e com seixos. Os grupos saem da sede do parque, na Lagoa do Peri, às 8 e às 14 horas.

O passeio mais curto e mais fácil é o da Trilha da Restinga, que também sai da sede do parque. O trajeto de 1,4 quilômetro sobre terreno plano, porém arenoso, pode ser concluído em 25 minutos. Os guias saem da sede do parque nos horários das 8, 9h30, 11, 14, 15h30 e 17 horas. A volta está marcada para 9, 10h30, 12, 15, 16h30 e 18 horas. A Trilha da Restinga é considerada um passeio leve, enquanto o Caminho de Gurita é tido como semi-leve. O passeio da praia da Galheta e da Lagoinha do Leste estão na categoria de semi-pesadas.

Além das trilhas, moradores da Capital e turistas poderão participar, até o final de fevereiro, da programação cultural e esportiva preparada para os sábados e domingos na Lagoa do Peri e no Parque do Córrego Grande. As atividades esportivas devem começar às 9 horas. As atrações culturais começam às 11 horas na Lagoa do Peri e às 17 horas no Córrego Grande.
AN Capital, 10/01

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *