A avenida Beira-mar Norte dos sonhos
20/09/2011
Preservar é preciso
21/09/2011

Fatma autoriza corte de Garapuvu em Florianópolis

Árvore nativa representa ameaça a moradores da Caieira do Saco dos Limões e poderia cair a qualquer momento em função das raízes expostas pelas chuvas

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA concedeu nesta terça-feira (20) a licença para a derrubada de uma árvore nativa que representava risco aos moradores de residências na localidade da Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis. A árvore é da espécie Garapuvu ou Guarapuvu (Schizolobium parahybum) com aproximadamente 30 metros de altura e um metro de diâmetro, copa de 10 metros e pouco mais de 20 anos.

A árvore está Localizada em terreno particular no final da rua Custódio Fermino Vieira e as chuvas deixaram as raízes expostas, ameaçando cair em cima da casa da proprietária do terreno e outras residências abaixo do terreno. A FATMA recomendda que o corte seja feito por pessoal especializado, como o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Melhoramentos da Capital – Comcap, além de aviso prévio aos moradores do entorno e à Celesc caso seja necessário.

O presidente da FATMA, Murilo Flores, destacou que o tronco da árvore será transportado para a sede da Associação de Canoa a Vela da Costa da Lagoa, para ser transformado em uma canoa de um pau só através dos métodos tradicionais de construção deste tipo de embarcação, típica da cultura açoriana característica do litoral catarinense. “Adotamos o princípio da precaução, autorizando o corte e o transporte do Garapuvu”, observou Murilo Flores.

(Fatma, 21/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *