Gerente da TAP de férias em Floripa: “Linda, segura e saúde padrão Europa”
25/02/2025
Clube 12 de Agosto
25/02/2025

As curiosidades que fizeram Canasvieiras se tornar “paraíso dos argentinos” no verão em SC

A atual temporada de verão trouxe uma legião de argentinos para as praias de Florianópolis e de outras cidades do litoral catarinense. Incentivados pela valorização do dólar, os turistas estrangeiros têm “feito a festa” com compras em supermercados, lojas de departamentos e artigos esportivos. A nova “invasão argentina” faz a Capital de SC voltar às origens e remonta aos primeiros anos com a presença dos hermanos.

A praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, tornou-se o território mais argentino do litoral catarinense. Na faixa de areia recentemente alargada é comum ver turistas com garrafas de mate, camisas da seleção argentina ou de clubes como River Plate e Boca Junior. Nas placas em frente aos imóveis, aluguel vira “alquiler” e no comércio o espanhol vira um segundo idioma oficial nos meses de verão. Os dados de migração do Censo 2022 ainda não foram divulgados, mas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao menos 1 mil argentinos moravam em Florianópolis, conforme dados o Censo 2010.

O encanto entre argentinos e Canasvieiras não vem de hoje. A origem do bairro tem relação com uma praia ainda inexplorada e a construção de um hotel que não prosperou, ainda na primeira metade do século passado.

O empresário Antônio Pereira Oliveira, autor do livro A História do Turismo em Florianópolis e fundador da primeira agência de viagens da Capital, conta que os primeiros gestos que atraíram argentinos para conhecer as praias de Florianópolis ocorreram ainda na década de 1950.

Ele explica que o empresário Luiz Fiuza Lima, representante de uma companhia aérea que atuava no Estado, a Transportes Aéreos Catarinenses (TAC), passou a fazer uma espécie de circuito em países da América do Sul, especialmente a Argentina. Além de divulgar a empresa aérea, a ideia era também atrair investidores para um projeto ousado, mas promissor para o turismo: um hotel luxuoso no atual Centrinho da Lagoa da Conceição, na região Leste da Ilha.

O projeto do hotel não deu certo — o autor conta que o empresário chegou a sair da cidade. A companhia aérea fechou, mas a propaganda positiva da cidade deu resultado. Atraídos pelas águas quentes, pelo mar tranquilo a apenas duas horas de voo e pelo câmbio favorável, que permitia um consumo maior do que no país de origem, os primeiros argentinos começaram a descobrir e se encantar com Canasvieiras e outras praias do Norte da Ilha.

(Confira a matéria completa em NSC Total, 25/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *