Olhar Delas: veja como participar de mostra fotográfica gratuita em Florianópolis
10/02/2025
IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 3 a 7 de fevereiro
10/02/2025

Biblioteca Pública recebe palestra e lançamento do livro Orquídeas Nativas de Florianópolis

Livro de capa dura com fundo verde escuro e várias imagens ilustrativas relacionadas a Florianópolis, como uma orquídea, uma igreja, uma procissão religiosa, uma casa colonial e paisagens naturais. O título, em destaque no centro da capa, é “Orquídeas Nativas de Florianópolis: Contribuições ao Conhecimento das Orchidaceae Catarinenses”, de Marcelo Vieira Nascimento. A lombada e as bordas também são verdes. O livro está apoiado sobre uma superfície rosa.

Foto: Divulgação

No dia 13 de março, das 18h às 20h,  o Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro “Orquídeas Nativas de Florianópolis” – 3ª edição, com palestra do autor Marcelo Vieira Nascimento. A entrada é gratuita.

Nascimento é natural de Florianópolis, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela mesma instituição e em Botânica de Plantas Ornamentais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Engenharia Civil pela UFSC e servidor aposentado da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, ex-presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia (2014/2017), professor de cursos de cultivo de orquídeas em vários estados/municípios, do Brasil e alguns países da América Latina. Possui mais de 50 Trabalhos científicos dedicados à Família Orchidaceae. É autor dos livros
“Orquídeas para Iniciantes” (2000/2001), “A Família Orchidaceae da Ilha do Campeche” (2020) e “Fritz Müller Desterro (1822/1897) Um Ser Humano e sua Ciência – 3 Tomos” (2023).

O livro “Orquídeas Nativas de Florianópolis (Conhecimento, Educação e Conservação)” chega à sua terceira edição, esta dedicada aos 350 anos de Florianópolis e aos 275 anos da colonização açoriana em Santa Catarina. Além das 287 orquídeas e dois híbridos naturais que ocorrem naturalmente em Florianópolis, onde são registradas por meio de fotos, há também informações botânicas. Um capítulo é dedicado à Rainha das Orquídeas do Brasil: a Laelia purpurata, Flor Símbolo de Santa Catarina, de Florianópolis e, na variedade sanguínea, do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). Além da história da planta, o livro apresenta 27 ilustrações naturalistas dela. O livro é composto de 16 capítulos — totalizando 560 páginas.

(FCC, 07/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *