No Observatório e no Planetário da UFSC, o céu não é o limite

Olhar para o céu e observar estrelas, planetas e galáxias é uma atividade que fascina a humanidade há milênios. Ao longo dos tempos, os instrumentos utilizados para essas observações foram evoluindo e trazendo mais qualidade e possibilidades aos estudos de astrônomos profissionais e amadores.

Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), dois espaços dedicados à divulgação da astronomia e ciências afins – o Observatório Astronômico e o Planetário – oferecem à comunidade uma oportunidade única de explorar o universo de forma gratuita e acessível. Trabalhando em parceria, essas duas estruturas proporcionam experiências que despertam a curiosidade de pessoas de todas as idades sobre o cosmos.

Todas as quartas-feiras, essas estruturas estão abertas para que a população possa olhar o céu. Essa atividade de extensão da UFSC é algo que o professor Antonio Kanaan conhece bem. Desde a sua graduação, nos anos 80, ele já fazia divulgação científica da astronomia em observatórios abertos ao público. Foi assim em 1984 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e foi assim no doutorado, em 1996, na Universidade do Texas (EUA).

“Comecei a fazer isso aqui em Florianópolis assim que cheguei, continuando um programa iniciado pelos professores Roberto Cid e Raymundo Baptista”, explica Kanaan, professor do Departamento de Física e coordenador do Observatório Astronômico da UFSC. “É uma obrigação de toda instituição de astronomia satisfazer a curiosidade natural das pessoas e retribuir o investimento público com o contato direto, além de nossa pesquisa acadêmica”, afirma Kanaan.

Estruturas têm propostas diferentes

A paixão pela astronomia une adultos e crianças, e a UFSC, ao longo de sua história, criou mecanismos de popularização desta ciência. As estruturas do Observatório e do Planetário existem para esse fim principal, porém, com algumas diferenças.

No Observatório, mantido pelo CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas), os visitantes podem observar diretamente os objetos celestes através de telescópios. Nesse local, para que a observação seja possível, é necessário que o céu esteja limpo ou parcialmente limpo, ou seja, com poucas nuvens. Nos dias de visita aberta ao público, o Observatório torna-se um espaço de circulação livre e observação de objetos celestes visíveis naquele momento, como os planetas, a Lua, aglomerados de estrelas e nebulosas.

“Eu sou apaixonado por Astronomia, foi o motivo de eu ter entrado no curso de Física. É maravilhoso poder dar aula, principalmente para as crianças. Ver o brilho no olhar delas, cheias de curiosidade depois de explicarmos algum conceito, é algo mágico”, conta Gustavo Koch, estudante do curso de graduação em Física e bolsista do Observatório.

Já o Planetário, gerido pelo CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), é uma sala fechada com uma cúpula onde o céu é projetado, como uma tela de cinema. Diferentemente do Observatório, as visitas ao Planetário independem das condições climáticas.

Oferecer essas experiências é o compromisso de professores, técnicos-administrativos e estudantes envolvidos no GAS (Grupo de Astrofísica) da UFSC. “Falar de astronomia com o público é divertido e mostra que ciência é feita por pessoas iguais a elas. Conhecimento é algo que pertence a toda a sociedade”, diz Bárbara Cipriani, estudante de Física e bolsista do projeto.

Quem visita também compartilha o encantamento. Como Helena Júlia, que esteve pela primeira vez no Observatório e no Planetário da UFSC. “A possibilidade de fazer uma ‘viagem no tempo’ no Planetário e ver planetas ao vivo no Observatório foi incrível. Não me arrependi nem por um segundo.”

SERVIÇO
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO
Dia: quartas-feiras
Horários:
11h30 às 12h30 – Observação solar aberta ao público, com telescópio instalado em frente à Reitoria da UFSC
18h30 às 21h30 – Observação noturna, dependendo das condições climáticas

PLANETÁRIO
Dia: quartas-feiras
Horários:
18h30 – Sessão infantil, com conteúdo especialmente elaborado para crianças
19h – Sessão para todas as idades que apresenta o céu da noite

Limite de ocupação de 39 pessoas, por ordem de chegada. Não é permitido entrar após o início da sessão.

Escolas e grupos organizados com dez pessoas ou mais podem agendar visitas guiadas enviando um e-mail para observatorio@contato.ufsc.br.

(ND, 12/04/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Florianópolis terá voo internacional direto para um novo destino; saiba qual
14/04/2025
Metade da nova ponte da Lagoa já tem toda a estrutura de concreto finalizada
14/04/2025