SC-401 em Florianópolis: ônibus é “esquecido” na triplicação

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 25/03/2025)

O transporte coletivo não terá prioridade com a construção da terceira faixa na SC-401, em Florianópolis. O governo de Santa Catarina iniciou a triplicação do Itacorubi até Santo Antônio de Lisboa no último dia 17 de março. A nova faixa de rolamento será como as demais: prioridade para o carro e o ônibus irá disputar o espaço com os veículos particulares. A informação foi divulgada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SC), Jerry Comper, em entrevista ao programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa, nesta segunda-feira (24).

As boas práticas internacionais apontam para a priorização do transporte coletivo como forma de trazer melhorias na mobilidade. A terceira faixa vai ajudar, sem dúvida, mas o correto era já pensar nos corredores exclusivos ou preferenciais para o transporte coletivo.

O novo contrato de financiamento do Governo de Santa Catarina com o Banco Mundial irá atualizar os dados do Plamus e apresentar um novo modelo de transporte coletivo para a Grande Florianópolis. É positivo, mas não será algo para o curto prazo.

Triplicação

A obra tem investimentos estimados em R$ 73 milhões, considerando dois viadutos que ainda devem ser licitados pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), do governo do Estado. Os trabalhos vão ocorrer principalmente no período da noite e da madrugada, entre as 22h e as 6h, para minimizar os reflexos no trânsito. As máquinas devem atuar no trecho entre o Km 12 e o 18, indo da altura do bairro João Paulo ao acesso do bairro Cacupé. Conforme o contrato, a obra tem prazo de execução de 18 meses.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verão 2025: pesquisa da Fecomércio SC indica mudança de perfil dos turistas, invasão argentina e aumento do gasto médio
25/03/2025
Veja como doar parte do Imposto de Renda devido a instituições beneficentes
25/03/2025