O que se sabe sobre o início das obras de expansão da SC-401
03/02/2025

Florianópolis Day e o seu impacto no turismo

Artigo de Mario Costa Júnior
Presidente do Destino Floripa & Região e vice-presidente do Santa Catarina Convention & Visitors Bureau

Só se fala em uma coisa nesta temporada de verão: a “ola” de turistas de língua espanhola. Santa Catarina, e Florianópolis em especial, voltam a viver os tempos de hospedagens cheias, restaurantes com espera nas portas e praias onde a língua predominante é o bom e velho “portunhol”.

Mas desta vez o destaque não é dos nossos tradicionais “hermanos”, mas de vizinhos um pouco mais distantes. A novidade é a ocupação de um generoso e crescente espaço na areia pelos chilenos, que são seguidos ainda pelos uruguaios e paraguaios.

Quem sorri largo com a alegria desses visitantes e os recursos que eles deixam em nosso litoral, fomentando novos negócios e a geração de emprego e renda, muitas vezes não tem a real dimensão do trabalho que antecede uma temporada de verão bem-sucedida. E da importância das ações continuadas e com foco variado, de modo a assegurar a sustentabilidade o ano todo dessa tão relevante atividade econômica.

Uma iniciativa que seguramente teve papel decisivo para alcançarmos o patamar atual foi o Florianópolis Day. Com ele, há cerca de três anos fizemos as malas e fomos bater na porta de quem efetivamente compra a passagem do turista internacional.

Levamos na bagagem uma amostragem de tudo o que a Grande Florianópolis oferece em atrativos não apenas na alta temporada, mas sobretudo na baixa.

Com essa ação, somente em 2024 capacitamos mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagem de quatro países da América Latina estratégicos para o nosso pilar de turismo o ano todo, orientando a venda de nossos destinos ao seu público. O maior destaque foi o Chile, onde expandimos muito o mercado, além da Argentina, Uruguai e Paraguai.

O Florianópolis Day alcançou também representantes da imprensa e formadores de opinião nas capitais desses países e, em sua edição no Brasil, ultrapassou a Região Sul, chegando a novos mercados de São Paulo e Minas Gerais, como o interior paulista e a região do Triângulo Mineiro.

Em paralelo, conduzimos ou apoiamos diretamente as tratativas que resultaram nas novas rotas aéreas para Florianópolis, com ênfase no Chile, no Panamá e no voo direto para Portugal – já vislumbrando um segundo momento no fomento ao turismo internacional, que será o crescimento dos visitantes europeus.

Atuamos para ter nossas praias, nossa serra, nossos restaurantes, nossas hospedagens e nossos parques com visitantes de múltiplas nacionalidades nas quatro estações. O Destino Floripa & Região é parceiro do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento de iniciativas que resultem nisso. Essa é a viagem que devemos prosseguir para termos a casa cheia, com sustentabilidade ambiental, social e econômica.

(ND, 01/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *