Justiça considera ilegal greve dos servidores municipais de Florianópolis
14/02/2025
Pesca artesanal do ouriço-do-mar é regulamentada em SC e beneficia o litoral
14/02/2025

Dez toneladas de lixo por semana são recolhidas no primeiro mês de testes

Os carros coletores motorizados elétricos, utilizados para a coleta de lixo durante o horário comercial no Centro de Florianópolis recolheram em média 10 toneladas de resíduos por semana no primeiro mês de testes. Com o resultado positivo, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital, que implementou o projeto em parceria com empresários da região, decidiu ampliar o período de uso do veículo, inicialmente planejado para encerrar amanhã. Conforme o presidente da entidade, Eduardo Koerich, a ação é um passo importante dentro de um plano maior de valorização da região central.

“Entendemos a necessidade de resgatar a movimentação dos negócios na área e, para isso, investir em infraestrutura e serviços básicos é essencial. A coleta de lixo é uma das nossas bandeiras, pois impacta diretamente a experiência de quem circula pelo Centro”, explica Koerich.

A CDL planeja “transformar essa região em um verdadeiro shopping a céu aberto, mobilizando empresários e proprietários para ações conjuntas de revitalização e dinamização do espaço urbano”.

A empresária Dandara Medeiros comemora os resultados do projeto. “Em menos de um mês, já percebemos uma mudança significativa. Além da transformação visual, tornando o Centro mais limpo e convidativo, sentimos um impacto direto nos negócios. Os clientes estão voltando, circulando mais pelas ruas e comentando sobre a diferença que essa iniciativa tem feito. A sensação de acolhimento e segurança se fortaleceu, e isso reflete não apenas na experiência de quem visita, mas também nos resultados dos empreendedores da região”, destaca.

NOVO MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS

De acordo com a CDL, o descarte de lixo sempre foi um desafio na região central, principalmente por conta da diversidade de atividades comerciais e seus diferentes horários de funcionamento. Restaurantes, por exemplo, encerram suas operações no início da tarde, depositando resíduos que podem permanecer nas calçadas por até dez horas antes da coleta convencional. Esse acúmulo afeta diretamente a limpeza urbana, a experiência dos pedestres e a percepção da cidade para turistas.

“O projeto nasceu para mitigar esse problema, trazendo uma solução mais eficiente e sustentável. Com a retirada contínua dos resíduos ao longo do dia, conseguimos evitar o acúmulo prolongado de lixo nas calçadas, reduzindo impactos ambientais e melhorando a estética e organização da região”, justifica Koerich.

O carro coletor elétrico vai continuar operando na região central de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Todo o lixo recolhido é destinado ao sistema de coleta regular. A CDL espera que, com a adesão de novos parceiros, a iniciativa possa se expandir pela cidade.

(ND, 14/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *