FIESC e Celesc lançam cartilha para instalações de tomadas para carros elétricos
26/11/2024
Restaurante Popular de Florianópolis terá novo público-alvo em 2025
26/11/2024

Jovens de projeto social discutem direitos humanos em fórum na periferia de Florianópolis

Nesta quarta-feira (27), cerca de 50 jovens das periferias de Florianópolis se reúnem com professores universitários, juízes e representantes do poder público para discutir direitos humanos no Fórum das Juventudes. O evento será no Auditório do CEDEP, organização social localizada no bairro Monte Cristo, região continental da cidade.

A participação é gratuita e aberta ao público. Mais informações estão disponíveis em redeivg.org.br/forum-das-juventudes.

O Fórum é organizado pelos próprios jovens, que participaram ao longo do ano do Laboratório de Participação Jovem do Programa Pode Crer, uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG). O projeto conta com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e patrocínio da Caixa e do Governo Federal

O evento busca educar, conscientizar e fortalecer a cidadania, promovendo reflexões sobre os direitos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao estimular o pensamento crítico, o Fórum incentiva o engajamento social dos participantes.

Para Pe. Vilson, quem idealizou o Fórum das Juventudes, “é fundamental que os jovens, especialmente aqueles que muitas vezes estão à margem de direitos básicos, tenham espaço para debater sobre direitos humanos. Eles são a força motriz da transformação social e precisam reconhecer que a dignidade humana começa pelo acesso à educação, à saúde, ao trabalho e à liberdade. Quando a juventude entende seus direitos e se engaja, ela não só reivindica o que é justo, mas também contribui para construir uma sociedade mais igualitária e solidária.”

A programação inclui painéis sobre liberdade, educação, trabalho e saúde, apresentados por especialistas e lideranças sociais, como Pe. Vilson Groh, a juíza do trabalho Maria Beatriz Gubert, o deputado federal Pedro Uczai e o advogado trabalhista Prudente Silveira Mello.

Destaques da Programação

  • 8h45: Juventudes Protagonistas: Direitos Humanos e a Potência do Jovem, com Padre Vilson Groh e Dep. Pedro Uczai.
  • 11h00: Sentidos da Educação para as Juventudes, com Caroline Pizolati Farah (Plooral e ACATE), Mario Barbosa (CESUSC) e Edson Luiz Mendes (Marista Escola Social Lucia Mayvorne).
  • 14h00: Direito ao Trabalho para Todos? Juventudes e Inclusão no Mundo do Trabalho, com Maria Beatriz Gubert (TRT-12), Nelson Matheus (Rede Pública), Prudente Silveira Mello (CESUSC) e Jeff Lima (Prototipando a Quebrada).
  • 15h30: Debate final sobre os desafios da juventude no mercado de trabalho e políticas públicas.

O Fórum também contará com apresentações artísticas e momentos de integração, fortalecendo o protagonismo juvenil em uma sociedade mais justa e inclusiva.

(IVG, 25/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *