Estudo da UFSC na revista Nature adverte sobre limites críticos para evitar colapso na Amazônia
20/02/2024
MPSC lança livro com perguntas e respostas sobre a regularização fundiária urbana
20/02/2024

TCE/SC estipula prazo para prefeituras e Governo do Estado apresentarem planos de prevenção e combate à dengue

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou, na noite de quarta-feira (14/2), a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde, ofício para que elaborem e enviem, no prazo de 15 dias, os planos de contingência de prevenção e combate à dengue. O documento atende à solicitação do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, relator temático da saúde, que em seu pedido explana sobre o avanço da doença no Estado e no país. O pedido também foi feito à Secretaria de Estado da Saúde.

No documento em que solicitou à Presidência do TCE/SC o envio do ofício às 295 prefeituras, o conselheiro, que já atuou como secretário estadual da área, reforça que a dengue também exerce pressão significativa sobre os sistemas de saúde, e relata que durante os surtos os hospitais e clínicas frequentemente ficam sobrecarregados com um grande número de pacientes, o que pode resultar em uma capacidade reduzida de atendimento para outras condições médicas urgentes.

“O que se viu neste fim de semana em relação ao atendimento de casos de dengue foi preocupante. Havia pessoas sendo atendidas deitadas no chão dos hospitais porque os postos de saúde estavam fechados. Isso demonstra a clara falta de gestão do problema. As cidades grandes, que deveriam ter todas as condições de atendimento, não estão conseguindo dar conta da demanda de maneira correta, e isso ligou o alerta dentro do Tribunal para que a cobrança fosse feita. É inadmissível que um problema como a dengue, que se arrasta há anos, ainda cause situações como as que presenciamos em decorrência da falta de planejamento”, afirma Cherem.

(Confira a matéria completa em TCE/SC, 16/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *