Como o uso do GPS pode auxiliar no combate ao lançamento de esgoto irregular em Florianópolis
28/02/2024
Espera interminável: Moradores clamam por revitalização na Praia da Armação
28/02/2024

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Artigo de José Luiz Sardá
Geógrafo e presidente do Instituto SOS Rio do Brás

O Instituto SOS Rio do Brás é formado por uma diretoria de técnicos multidisciplinares e colaboradores qualificados. Dentre os objetivos almejados, destacam-se a educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente, torna-se um Projeto Piloto na defesa dos rios, no âmbito da Ilha de Santa Catarina, parte continental de Florianópolis e municípios da Região Metropolitana.

O SOS Rio do Brás, hoje Instituto, desde novembro de 2015 questionava os órgãos públicos e sociedade a necessidade de um projeto que contemple a “Requalificação Urbana Rio do Brás”. Necessário estudo da bacia hidrográfica dos rios do Brás e Papaquara, considerando os impactos socioambientais, positivos e negativos. Com o diagnóstico será possível apresentar ideias de projetos: dragagem e desassoreamento, recuperação da mata ciliar, lazer e educação ambiental, revitalização e humanização, fixação de molhes, ou transformar parte do rio num lago, construção de deques, ponte pênsil ou retrátil, rede coletora de esgoto para escunas, posto alfandegário, equipamentos utilitários e de serviços, atracadouro para barcos de pesca e recreio, alternativa para o transporte náutico e rodoviário.

O instituto SOS Rio do Brás avançou muito, está envolvido e reconhecido, fez do rio do Brás ícone do descaso com o meio ambiente em Florianópolis. No primeiro semestre deste ano, vamos realizar o 1º Fórum Isos-RB, envolvendo sociedade civil, órgãos públicos e entidades parceiras, visando o desenvolvimento dos projetos, programas e ações do Instituto. Está em nossos planos, a implantação do Centro de Monitoramento e Educação Ambiental e a sede administrativa no Sapiens Parque.

Recentemente recebemos autorização da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), faltando ainda a autorização da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), para realizar na URA (Unidade de Recuperação Ambiental) Sapiens Parque, um projeto-piloto em três meses, que consiste na injeção de oxigênio dissolvido, visando estudo da remediação ambiental do rio do Brás. A UFSC será parceira na análise dos ensaios, certificando que a oxigenação é viável para melhorar a qualidade da água do rio do Brás. Vamos em frente…

(ND, 28/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *