Acessos aos blocos de Carnaval terão PEVs de vidro para estimular descarte adequado
02/02/2024
Projeto obriga que bares e restaurantes de Florianópolis tenham cardápios impressos
02/02/2024

Em Florianópolis, turismo e tecnologia se conectam para ampliar vocações econômicas

Conectar ações de promoção turística ao potencial de desenvolvimento de tecnologias para o setor de turismo é o propósito que vem unindo lideranças de dois dos principais segmentos econômicos de Florianópolis. A Capital catarinense, um destino turístico consolidado e em expansão, teve nas últimas décadas um desenvolvimento exponencial do setor de tecnologia – passando de menos de 600 empresas em 2010 para quase 4 mil, somando um faturamento anual que ultrapassa R$ 6 bilhões – o que também motivou a criação de startups que atendem o mercado de viagens e de turismo.

Neste início de 2024, o Grupo de Trabalho de Turistechs da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), ligada à vertical de Cidades Inteligentes, e o Destino Floripa & Região estão iniciando ações conjuntas para fortalecer o potencial destes dois segmentos que formam hoje a principal base econômica da cidade. Ambas as entidades contam com novas lideranças: no GT da ACATE, assumiu em janeiro o empreendedor José Almeida, fundador da BuscaOnibus, plataforma pioneira de busca de passagens rodoviárias do país; no Destino Floripa & Região, o novo presidente é Mario Costa Jr., CEO da LocalTour, que atua com turismo receptivo e que também já empreendeu no setor de tecnologia (foi diretor da Multinet Sistemas, incubada na ACATE na década de 1990).

O planejamento começa pelo levantamento de startups que atendem o setor de viagens e turismo (traveltechs e turistechs), tanto no setor público quanto no privado, para gerar conexão e novas oportunidades de negócio, além de um estudo com as principais feiras e eventos e de programas de incentivo ao turismo e a startups do setor.  “A conexão do turismo com a tecnologia certamente vai ampliar o potencial econômico de Florianópolis, que já é reconhecida nacional e internacionalmente em ambos os mercados, mas que pode avançar com projetos e iniciativas conjuntas”, comenta Almeida, natural de Portugal e que empreende em Florianópolis desde 2009.

(Confira a matéria completa em SC Inova, 01/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *