Prefeitura pede conciliação para resolver pendência na antiga rodoviária de Florianópolis
21/12/2023
Casan reforça abastecimento em bairros do Norte da Ilha
22/12/2023

Projetos de educação em tecnologia impactam cerca de 16,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade por ano em Florianópolis

O mercado de trabalho no setor de tecnologia amplia o número de novas vagas abertas ano a ano e apresenta boas perspectivas de carreira a pessoas que se qualificam com habilidades requeridas por empresas do ramo. Com olhar para as oportunidades geradas pela tecnologia em Florianópolis, projetos de ensino da capital catarinense educam crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para a inclusão digital e a inserção em profissões da área.

De acordo com o “Mapeamento de Iniciativas e Projetos de Formação em Tecnologia”, realizado pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), em torno de 16.200 pessoas em vulnerabilidade são atendidas a cada ano por iniciativas de 25 organizações da sociedade civil e do Sistema S, entre elas Senai e Senac. Essas instituições impactam em sua maioria a faixa etária da infância e adolescência, incluem pessoas com deficiência visual e realizam projetos que possuem enfoque específico para mulheres, negros ou com olhar sensível à diversidade.

A educação tecnológica oferecida pelas organizações ensinam diferentes temáticas, que vão desde a alfabetização digital, linguagens de programação, sensibilização para área até o preparo para o mercado de trabalho, além de habilidades em áreas específicas como robótica, jogos digitais, audiovisual, segurança da informação, design e ciência de dados. Os educandos também têm acesso ao ensino de idiomas, arte, cultura, cidadania e podem se relacionar com profissionais e empreendedores de forma a ampliar a rede de contatos e receber mentorias.

O estudo sobre os programas de formação em tecnologia realizado pelo ICOM integra o projeto Diversificatec, o qual tem como objetivo promover novos conhecimentos, metodologias e oportunidades de formação, trabalho e carreira no setor de tecnologia para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, mulheres, negros e LGBTQIA+ residentes em Florianópolis. A iniciativa também está atenta aos dados do setor de tecnologia e busca ampliar a diversidade neste segmento.

Em 2024, espera-se que as empresas de tecnologia da capital catarinense abram mais de 6,1 mil novos postos de trabalho, conforme Mapeamento de Vagas realizado pela ACATE. Mas o estudo do ICOM ressalta que a formação de novos profissionais não acompanha a crescente demanda de empregos. Por isso, os projetos realizados por organizações da cidade assumem a importância de formar novos talentos e oferecer-lhes oportunidades.

As iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade também oferecem a chance dos negócios contratarem profissionais com diversidade. De acordo com o ICOM, no diagnóstico “Sinais Vitais – Adolescentes e Jovens no Mundo da Tecnologia” lançado em 2021, as mulheres representavam apenas 36% das pessoas que trabalhavam no setor de tecnologia e inovação de Florianópolis em 2018, e em sua maioria em cargos que não necessariamente estavam em funções com tecnologia aplicada.

Para ampliar a presença feminina no mercado de trabalho da tecnologia alguns dos projetos mapeados tem como público-alvo meninas de baixa renda e de escolas públicas, como o Minatech, realizado pela Associação de Promoção da Diversidade e Inclusão (Corali), e o Inspiring Girls nas Escolas, promovido pela Inspiring Girls Brazil. Outras iniciativas têm como foco pessoas de comunidades periféricas, como o Prototipando a Quebrada, o Programa Pode Crer, o qual é realizado pela Instituto Vilson Groh, e o Afrotech, do Instituto é da Nossa Cor e que atende prioritariamente jovens negros.

Alguns desses programas são apoiados pela ACATE, sendo a formação de talentos um dos principais focos de atividades da Associação em parceria com empresas, outras organizações do setor, instituições formadoras, governos estaduais e municipais. Quase 20 mil pessoas foram impactadas em iniciativas de educação tecnológica apoiadas e desenvolvidas em todo o estado de Santa Catarina em 2023. Essas parcerias vão desde o despertar de crianças para a tecnologia até a contratação de jovens por empresas de tecnologia e a qualificação profissional.

Para saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos de educação em tecnologia para pessoas em vulnerabilidade, clique aqui.

Repositório de projetos e os desafios para formar talentos

O estudo “Mapeamento de Iniciativas e Projetos de Formação em Tecnologia” apresenta a localização e o perfil das instituições que promovem a educação tecnológica a pessoas em vulnerabilidade. Sendo assim, a partir das informações coletadas e divulgadas, o Diversificatec tem o objetivo de sustentar e inspirar a criação de outros programas locais de formação de talentos.

No mapeamento também são apresentadas as dificuldades encontradas pelas organizações para realizar seus projetos. Os principais problemas apontados são as captações de recursos e parcerias para a sustentabilidade financeira, o engajamento dos estudantes e a capacitação de professores.

Quanto ao engajamento, ressalta-se a realidade em que muitos jovens atendidos vivem pela falta de suprimento para suas necessidades básicas e a responsabilidade de apoiar a renda familiar ou no cuidado a familiares, o que lhes tira a possibilidade de dedicação aos estudos. Entre outros fatores apontados pelo mapeamento estão o preconceito, a exclusão social e a falta de representatividade, os quais dificultam o pertencimento à área por meninas e mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQIA+.

No repositório, o ICOM elenca formas de apoio aos alunos identificadas e que podem ser suportes, por exemplo, financeiros para que jovens não precisem trabalhar e tenham sustento enquanto realizam seus estudos e, também, de apoio psicológico e social. Por fim, o instituto afirma acreditar em parcerias bem construídas, inclusão social e diversidade para haver um setor de tecnologia robusto e um cenário com condições efetivas para dar oportunidades às pessoas que residem em Florianópolis e que possuem potencial para serem inseridos na área tecnológica.

Para saber mais sobre o Diversifica Tec e o repositório de projetos, clique aqui. E se sua empresa ou organização deseja fomentar a formação de talentos por meio de iniciativas de capacitação na área de tecnologia, entre em contato pelo e-mail talentos@acate.com.br.

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

(ACATE, 20/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *