Litispendência: decisão que mandou IMA alterar classificação de restingas contraria entendimento já adotado pelo TJSC em outra ação idêntica
27/07/2023
Projeto de Parque Linear em Florianópolis ganha visibilidade internacional e integra exposição sobre espaço público no Chile
27/07/2023

Pontes de Florianópolis: a principal lição

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/07/2023)

Governo do Estado, via Secretaria de Infraestrutura, e Ministério Público de Santa Catarina chegaram a um acordo ontem sobre o plano de trabalho que precisará ser implementado para garantir a recuperação completa das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que fazem a ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente.

A recomendação da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, que deverá ser assinada na semana que vem pelo secretário Jerry Comper, prevê várias etapas. O processo licitatório para realização das obras necessárias, com base num laudo estrutural, deverá ser concluído em até 90 dias. O resultado da reunião de ontem afasta a possibilidade de um pedido de interdição parcial das pontes, cogitado pelo promotor Daniel Paladino em função da necessidade de ações emergenciais nos blocos de sustentação.

A cobrança do MPSC chama a atenção para a necessidade de uma nova prática na esfera pública que privilegie a cultura da prevenção. A coluna tem batido nessa tecla, sob risco, inclusive, de ser repetitiva. Se a manutenção permanente dos bens públicos fosse regra – com economia dos recursos gastos para projetos caros de recuperação – todo esse desgasteem torno das nossas pontes teria sido evitado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *