Acelera Abrasel – Inscrições Florianópolis
26/04/2023
Prefeito de Florianópolis fala sobre obras e projetos da cidade
26/04/2023

Para onde Florianópolis vai crescer?

Artigo de Cássio Taniguchi
Engenheiro, ex-prefeito de Curitiba e consultor em Gestão de Cidades

Quando assumi a Prefeitura de Curitiba, as duas primeiras perguntas que precisei responder para traçar as bases da minha gestão foram: Qual é a estrutura econômica que dá sustentação à geração de empregos e renda à cidade? Para onde vamos crescer, em qual direção – leste, oeste, norte, sul? Essas são as perguntas que Florianópolis precisa responder também.

Os desafios da mobilidade urbana estão intimamente conectados às respostas destas questões. Florianópolis tem o problema da mobilidade em função do processo de fragmentação da sua urbanização. O caminho mais eficiente para melhorar a mobilidade é, todos nós sabemos, aperfeiçoar o sistema de transporte público, torná-lo atrativo.

Acontece que Florianópolis, por ser centralizada, apresenta linhas de transporte com distâncias de 20, 30, de até 50 quilômetros. Para piorar, vários desses trechos são inabitáveis e, portanto, não há renovação de passageiros. Sem a entrada e saída de consumidores, o transporte se torna mais oneroso, o que praticamente inviabiliza um bom sistema.

Há grandes vazios de um lado porque há concentração de empregos do outro. Um dos caminhos, portanto, seria planejar novas centralidades, criar novos núcleos que fossem os mais autônomos possíveis. Ou seja, estimular os vários bairros que compõem Florianópolis para serem, tanto quanto possível, autossuficientes.

Pensar em condições que dê às pessoas possibilidade de morar perto de onde trabalhar é, sem dúvida nenhuma, avançar na mobilidade urbana. Isso se faz por meio de uma distribuição de emprego mais estruturada, mais organizada. A grande vocação da cidade é o turismo? Ótimo!

Mas também existem comércios dinâmicos que precisam ser melhor aproveitados. Assim, respondidas as perguntas iniciais e, a partir delas, traçar estratégias sustentáveis de desenvolvimento, tornam as cidades mais amigáveis e, para usar um termo da moda, mais inteligentes.

(ND, 26/04/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *