Floripa Sustentável, hoje e no futuro
05/12/2022
Florianópolis: CASAN projeta mais de 90% de cobertura de esgoto até 2025
06/12/2022

Governanças setoriais podem acelerar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação

Normalmente, quando se fala em Governança para ecossistemas de inovação é considerada a representação de organizações das diferentes “hélices” ou categorias, que são descritas em diferentes modelos teóricos e práticos. Inicialmente, eram considerados três tipos de atores – Empresas, Governo e Academia -, com a adesão em seguida de um quarto tipo – Organizações da Sociedade Civil. Assim, hoje o modelo da “quádrupla hélice” permanece como o mais utilizado.

Mais recentemente, outros modelos foram elaborados, alguns deles trocando o tipo de organização pela sua função na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento sistemático de empreendimentos inovadores. O melhor exemplo desse tipo de modelo talvez esteja representado no Guia de Implantação de Ecossistemas de Inovação de Santa Catarina, conforme a figura a seguir. Nesse modelo, a categorização dos atores é realizada conforme sua função no ecossistema: política (não necessariamente governamental); financeira (privada ou pública); cultura (não apenas educacional ou de ensino); capital humano (não necessariamente pelo ensino formal), e assim por diante.

(Confira a matéria completa em SC Inova, 06/12/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *