Missão Medellín: o que a cidade pode ensinar aos catarinenses?
11/10/2022
Lei de Florianópolis oficializa caminho de Santiago de Compostela; confira mapa da caminhada
13/10/2022

Índice Global de Inovação: Como está o Brasil em 2022?

Antes de posicionarmos o Brasil no Índice Global de Inovação (IGI) em 2022, importante entender como este ranking funciona.

O IGI mensura e analisa o desempenho dos ecossistemas de inovação de 132 países. Para cada país, é elaborado um perfil que registra o desempenho de sua economia por meio de indicadores, bem como as virtudes e fragilidades relativas destes países em matéria de inovação. Posteriormente, compara-os com todas as outras economias incluídas no Índice.

O IGI 2022 é calculado a partir da média de dois subíndices. Primeiro, o subíndice “Insumos de inovação” que avalia os elementos da economia que viabilizam e facilitam o desenvolvimento de atividades inovadoras, agrupados em cinco pilares: (1) Instituições; (2) Capital humano e pesquisa; (3) Infraestrutura; (4) Sofisticação do mercado; e (5) Sofisticação empresarial. E depois o subíndice “Produtos de inovação”, que capta o resultado efetivo das atividades inovadoras no interior da economia e se divide em dois pilares: (6) Produtos de conhecimento e tecnologia e (7) Produtos criativos.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 12/10/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *