Corte de árvores no Jardim Botânico de Florianópolis antecede mudanças no local; entenda
21/10/2021
Plano Diretor
21/10/2021

Programa Ecoar deste mês traz uma conversa sobre Ecopsicologia e Direito Urbanístico

O episódio vai ao ar na quinta-feira, dia 21/10, às 20 horas, pelo YouTube Sesc-SC, com a participação do advogado Wilson Levy, Doutor em Direito; e do psicoterapeuta Marco Aurélio Bilibio Carvalho, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, em um bate-papo que vai ajudar a compreender um pouco melhor essa relação dialógica entre ser humano e cidade.

Você já ouviu falar em ecopsicologia?
Segundo o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) “a Ecopsicologia é o encontro entre a Psicologia e a Ecologia, tanto como ciência, quanto movimento social. Ela explora nossos vínculos psicológicos com a natureza, revelando que nesses vínculos a dimensão biológica, a psíquica e a espiritual se interconectam”.

O entendimento sobre quem somos, qual nosso papel na teia da vida e como a dimensão psicológica está relacionada à crise ambiental que vivemos são temas abordados pela Ecopsicologia. É compreender melhor o mundo em que vivemos, enxergar que somos parte da natureza, que estamos inseridos em um ciclo contínuo e compreender melhor a nós mesmos. .

E você sabe o que é direito urbanístico?
Resumidamente, direito urbanístico é o ramo do direito que regula as ações relacionadas ao desenvolvimento urbano, ou seja, a ocupação do solo, ordenação do território além do bem-estar social (Silva, 2010).

Entre os desafios encontrados pela área quando se fala em cidades, estão o direito à moradia digna, ao emprego, à mobilidade urbana, ao lazer, ao ambiente saudável, de convivência fraterna onde se busca garantir às pessoas meios de vida digna e bem-estar (Instituto Humanitas Unisinos, 2015). .

Essas duas áreas se encontram no próximo episódio do Programa Ecoar
Estas duas áreas, a ecopsicologia e o direito urbanístico, se encontram para uma conversa que em muitos pontos se estreitam na próxima edição do Programa ECOAR, realizado pelo Sesc-SC e Associação dos Amigos do Parque da Luz (Florianópolis).

O episódio vai ao ar nesta quinta-feira, dia 21/10, às 20 horas, pelo YouTube Sesc-SC. O bate-papo contará com a participação do advogado Wilson Levy, Doutor em Direito; e do psicoterapeuta Marco Aurélio Bilibio Carvalho, Doutor em Desenvolvimento Sustentável.

Hoje, sabe-se que mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. Esse diálogo irá nos ajudar a compreender um pouco melhor essa relação dialógica entre ser humano e cidade. Se por um lado somos nós que construímos a cidade, por outro, é a partir dela que nos constituímos enquanto sujeitos.

Você está convidado a conhecer um pouco mais e a refletir como cidadãos que somos, de que forma podemos contribuir com nossas cidades e nos reconectar com o meio onde vivemos. Te esperamos!

Sobre os participantes:

Wilson Levy:

Advogado. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Urbanístico e Direito Ambiental. Professor convidado na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Goiás, na Escola Paulista da Magistratura e na Escola Paulista de Direito (EPD), nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e na Damásio Educacional. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Urbanístico da Escola Paulista da Magistratura.

Membro efetivo da Comissão de Direito Notarial e de Registros Públicos, a partir de 2020, e da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OABSP), de 2016 a 2019. Associado do GT Filosofia e Direito da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo. Membro da Comissão Examinadora do 12º Concurso Público de Provas e Títulos de Outorga de Delegações de Notas e Registros do Estado de São Paulo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – seção de São Paulo. Representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), no período 2020-23. Membro dos GTs de Educação e Urbanismo do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) a partir de 2021.

Marco Aurélio Bilibio Carvalho

Presidente da International Ecopsychology Society – IES. Diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia – IBE. Psicólogo clínico, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, com tese sobre Ecopsicologia, Gestalt e Jung em diálogo sobre sustentabilidade. Psicoterapeuta por trinta anos em clínica privada na abordagem gestáltica em Brasília-DF.

Referências Bibliográficas

SILVA, J. A. Direito Urbanístico Brasileiro.São Paulo. 6º Ed. Editora Malheiros, 2010).
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS 2015. http://www.ihu.unisinos.br/169-noticias/noticias-2015/547811-o-direito-a-cidade-na-perspectiva-da-ecologia-politica-integral .

Programa ECOAR

O Programa ECOAR atua como um meio de difusão de notícias, com o objetivo de fomentar o diálogo e cooperação entre primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, pautando-se fundamentalmente no eixo temático da Educação Ambiental, nos espaços verdes urbanos e no desafio do desenvolvimento sustentável. Nos próximos meses serão abordados os temas Agricultura Urbana, Educação Ambiental, Compostagem, e Sustentabilidade Corporativa. Os episódios mensais são conduzidos por convidados especialistas em temas relacionados ao meio ambiente.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *