Parque Urbano e Marina Beira-Mar: empreendimento deve começar a ser construído em novembro de 2022
23/07/2021
IMA coleta mais de 1.300 kg de resíduos no programa Penso, Logo Destino
26/07/2021

Projeto de revitalização do Centro Histórico de Florianópolis rende polêmica

Imagem mostra como vai ficar trecho da rua Arcipreste Paiva, no entorno da Praça 15, em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 22/07/2021)

Em reunião virtual promovida pelo Movimento Floripa Sustentável, o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, disse nesta quarta-feira (21) que a revitalização do entorno da Praça 15 e da ala leste do Centro Histórico não vai interferir em qualquer elemento protegido pela legislação urbanística.

Por isso, justificou, o projeto não foi submetido para apreciação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conforme pediram alguns especialistas.

Segundo Gallina, só o meio-fio e o petit pavé são tombados como patrimônio e ambos serão 100% preservados. O secretário, que destacou a intervenção como aposta de “reoxigenação” para estímulo à economia e geração de empregos na região, também garantiu que o espaço vai ter mais paralelepípedos do que hoje, se considerar a retirada do asfalto que cobre as pedras na via em frente ao Largo da Catedral.

Arquitetos e urbanistas que participaram da conversa defenderam, no entanto, que o projeto passe pelo crivo de órgãos de patrimônio, por conta de intervenções numa área histórica tombada pelo Estado.

“A falta de consulta a determinados órgãos pode abrir um precedente sério”, disse a arquiteta restauradora Simone Harger.

Ex-presidente do Ipuf, Silvia Lenzi reconheceu a unanimidade em torno da necessidade de recuperação da região, mas alertou para a importância da manutenção do conjunto da paisagem urbana, considerando a carga de “identidade característica dos centros históricos”.

“Estamos indo na contramão da história. A cidade não é só patrimônio histórico, só comércio ou asfalto, o desafio é compatibilizar isso tudo”, afirma Silvia.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *