Santur publica quinta edição do Boletim Almanach com análise trimestral de dados do turismo
01/07/2021
Coca-Cola FEMSA Brasil promove cursos gratuitos para Organizações da Sociedade Civil de Florianópolis e região
02/07/2021

Florianópolis deveria pedir reintegração de posse à União

Da Coluna de Cacau Menezes (ND, 30/06/2021)

Vocês se lembram que uns dias atrás Cacau  publicou  uma nota com o título “Agora vai!”, afirmando que a Prefeitura ia começar em uma semana a terraplenagem para as obras de construção da Praça do Forte São Luís, na esquina da Mauro Ramos com Bocaiúva, na frente do Beira mar shopping?  Pois é: agora não vai, por conta dos mesmos protagonistas de sempre do filme “A Cidade do Não Pode”,  Tão logo saiu a notícia, o MPF entrou com uma ação civil pública alegando que a Prefeitura, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Iphan “não tinham tomado todas as medidas técnicas indispensáveis para tornar efetivos a salvaguarda e o estudo aprofundado do sítio arqueológico existente no terreno”. Horas depois, a Justiça Federal deferiu o pedido e parou tudo de novo  –  ou seja, uma novela que se arrasta há décadas, para a vergonha de Floripa, num de seus pontos mais nobres, não terminou.

Serviço Secreto do Cacau foi investigar se realmente não tinha sido feito o tal “estudo aprofundado” e descobriu o seguinte: as escavações não identificaram qualquer relação ou indício de estruturas com fortificações defensivas históricas, que seriam do Forte São Luís. Mesmo assim, o Iphan condicionou o início da obra à contratação de um arqueólogo, para preservar possíveis achados na área. O profissional foi contratado em maio, mas não foi levado á sério.
Repito aqui a frase do Sérgio da Costa Ramos que citei no final da outranota: “Florianópolis deveria pedir reintegração de posse à União”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *