Libras nos anos iniciais é tema de tese defendida pela primeira doutoranda surda da Udesc
11/12/2020
Projeto define salários do prefeito e vereadores de Florianópolis para 2021
11/12/2020

UFSC participa de projeto internacional que estudará os efeitos de mudanças climáticas no Oceano Atlântico

A UFSC é uma das 36 organizações de 13 países diferentes que participam do projeto internacional AtlantECO, que irá estudar os efeitos de mudanças climáticas no microbioma do Oceano Atlântico. Trata-se de um ambicioso projeto de pesquisa financiado pela União Europeia (Programa H2020) para explorar o Oceano Atlântico de polo a polo. A iniciativa irá mapear conhecimentos novos e existentes sobre os organismos microscópicos que habitam a foz dos rios, as águas costeiras, o oceano aberto, os sedimentos marinhos e a atmosfera, bem como aqueles encontrados no lixo plástico. Esses “microbiomas” sustentam a vida na Terra e fornecem serviços ecossistêmicos à sociedade. O AtlantECO desenvolverá ferramentas de diagnóstico e métricas para avaliar e prever mudanças no Oceano Atlântico.

O trabalho de campo será realizado a bordo de vários navios oceanográficos nacionais e veleiros projetados para expedições científicas, incluindo o Veleiro ECO da UFSC. As escalas serão organizadas com as comunidades locais e partes interessadas ao longo do Oceano Atlântico, envolvendo campanhas de divulgação, ciência cidadã, promoção da Cultura Oceânica e o desenvolvimento de um programa de capacitação em larga escala para profissionais e estudantes.

O AtlantECO irá analisar como as regiões marinhas e seus ecossistemas estão conectados ao longo (Norte-Sul) e através (costas Brasileira e Africana) do Oceano Atlântico, desenvolvendo modelos que levam em consideração processos dinâmicos, como grandes plumas de rios e circulação oceânica. Além de cenários climáticos futuros, esses modelos ajudarão a prever a migração de espécies, a capacidade do oceano de capturar e armazenar CO2 atmosférico, o transporte e riscos de poluentes, como plásticos e nutrientes, e o equilíbrio entre a saúde do ecossistema e as atividades humanas.

Este enorme esforço de pesquisa foi implementado por meio da Declaração de Belém, assinada em julho de 2017 pela União Europeia, Brasil e África do Sul, com o objetivo de preencher lacunas de conhecimento entre as regiões amplamente estudadas do Atlântico Norte e as ainda pouco estudadas do Atlântico Sul.

A coordenadora do projeto na UFSC é a professora Andrea Santarosa Freire do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ). Também participam do projeto o professor Orestes Estevam Alarcon, coordenador do Projeto Veleiro ECO, e a doutora Andrea Green Koettker.

Mais informações: www.atlanteco.eu
Twitter e Instagram

(UFSC, 10/12/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *