COVID-19:Florianópolis possui mais de 50 pontos de testagem
19/05/2020
Projeto Família Casca está novamente em atividade em Florianópolis
19/05/2020

Floripa Se Liga Na Rede: 90% dos imóveis inspecionados no Centro apresentam alguma irregularidade nas ligações de esgoto

foto/divulgação: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede

Com atividades retomadas em 27/04, após mais de um mês de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, levantamento atualizado do Floripa Se Liga Na Rede aponta que, dos 582 imóveis já inspecionados no Centro de Florianópolis, 90% apresentam algum tipo de irregularidade em suas ligações de esgoto.

Além dos imóveis inspecionados, 1.223 receberam um ou mais comunicados oficiais solicitando o agendamento de vistoria na rede de esgoto. São mais, portanto, de 1.800 imóveis vistoriados ou comunicados desde a última semana de novembro de 2019, quando começaram os trabalhos na região central da capital.

O Floripa Se Liga Na Rede retomou inspeções adotando uma série de medidas e diretrizes de segurança, com vistas à proteção e à saúde da equipe técnica e dos moradores que venham a receber o programa em sua residência ou comércio durante a pandemia.

Inclui-se, na conta de imóveis inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede, shoppings centers, hotéis, condomínios, prédios comerciais, lojas, casas, restaurantes, instituições de ensino – num trabalho que começou nas proximidades da Beira-Mar Norte e já chega às avenidas Rio Branco e Mauro Ramos.

O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados – pias, tanques, ralos, vasos sanitários – podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo, ou até mais, da equipe técnica.

É um trabalho metódico que detecta volume considerável de irregularidades: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.

Se hoje cerca de 9 em cada 10 imóveis inspecionados no Centro apresentam algum problema relacionado ao esgoto, a taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo oferecido pelo programa e estão agendando retorno para comprovar que encontram-se regulares.

Assim, cumpre-se o objetivo principal do Floripa Se Liga Na Rede: além de fazer o diagnóstico do bairro, alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.

“A efetividade do programa está ligada não apenas ao número de inspeções, mas principalmente à correção das irregularidades”, afirma a engenheira sanitarista Thauana Mendes Vieira, da ECHOA Engenharia, empresa responsável pela execução do Floripa Se Liga Na Rede. “Sem a regularização, o processo fica incompleto”.

O programa

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.

O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Atualmente, o programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan, está presente no Centro e em Ponta das Canas.

Para agendar uma inspeção gratuita, basta enviar mensagem para o telefone (48) 98821-6499 (WhatsApp).

(PMF, 18/05/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *