Projeto de iluminação do novo acesso ao Sul da Ilha é previsto para o final de outubro

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 08/10/2019)

A iluminação do acesso ao Sul da Ilha, em Florianópolis, ainda não tem o projeto concluído. Os estudos ficaram sob responsabilidade da prefeitura, que promete finalizá-los no final de outubro. Antes, a ideia era terminar o levantamento ainda em setembro, o que não ocorreu. A concessionária de iluminação pública do município é quem está trabalhando no projeto.

Com este prazo, dificilmente serão cumpridos os 30 dias recomendados pelo promotor de Justiça Daniel Paladino para a instalação da iluminação no trecho. Isso porque, depois da conclusão do estudo, ainda haverá a definição sobre quem pagará a conta: Estado ou município.

Recomendações do MP-SC
Em documento enviado nesta quarta-feira à secretaria de Infraestrutura, o promotor faz diversas recomendações de segurança à pasta para o acesso ao Sul da Ilha.

Ele pede que no prazo de 30 dias sejam adotadas “todas as medidas necessárias à segurança do trânsito e a boa trafegabilidade no trecho compreendido entre o viaduto do bairro Carianos e o novo terminal aeroportuário de Florianópolis, e sentido inverso, com a instalação, em quantidade suficiente e nos locais apropriados, de placas indicativas de limite de velocidade, de defensas (guard rails) ao longo de todo o trajeto, sinalização vertical e horizontal, na forma da melhor engenharia de trânsito, cercamento da rodovia a fim de evitar o ingresso de animais e consequentemente a possibilidade de colisões e, por fim, iluminação pública em ambos os sentidos de circulação e em toda a extensão do traçado”.

Paladino ainda diz que, caso não seja possível implantar as melhorias em um mês, que a secretaria coloque em prática medidas mitigatórias. Depois de recebido o documento da promotoria, a secretaria terá 10 dias para se posicionar. A coluna tentou contato com a assessoria da pasta, mas não obteve retorno.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Floripa, sua linda”e “Inundação”, são os temas da exposição que inicia nesta quinta-feira (10)
09/10/2019
Relatório preliminar da CPI da ponte Hercílio Luz aponta falta de aplicação de estudos contratados
09/10/2019