Hercílio Luz recebe o título de “aeroporto verde” pela gestão de resíduos
29/10/2019
Praça do Forte São Luís é adotada pelo Beiramar Shopping
29/10/2019

Após idas e vindas, shopping começará obra de praça no Centro de Florianópolis

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/10/2019)

Há pelo menos cinco anos estão em andamento as conversas para que o Beiramar Shopping assuma a área do antigo Forte São Luís, no Centro de Florianópolis, para a construção de uma praça. Depois de idas e vindas, nas próxima sexta-feira (1º), será oficializado o termo de adoção do espaço para o começo da construção de uma praça.

O espaço fica em frente ao estabelecimento comercial. A área pertence ao Exército, que em 2016, depois de dois anos de diálogo, cedeu o local para a prefeitura. O município, então, optou por fazer um convênio com a iniciativa privada para transformar a área em uma praça. Desde lá, entretanto, o shopping enfrentava dificuldades em avançar por conta da necessidade de estudos arqueológicos e chegou a anunciar a desistência do projeto.

Agora, o shopping diz que o impasse foi superado. Na sexta-feira será apresentado o projeto da obra, com previsão de conclusão no começo de 2020. O terreno atualmente cercado e fechado ao público, foi o Forte São Luiz da Praia de Fora, demolido no início do século 19. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área.

Forte São Luís
Erguido a partir de 1771, o Forte de São Luís da Praia de Fora ficava no terreno. Complemento da defesa do Forte de Santana, no Estreito, e do Forte de São Francisco Xavier, tinha a função de defender a Vila de Nossa Senhora do Desterro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *