Oposição questiona quórum em votação do Plano Diretor
09/01/2014
Os moradores e o turismo
10/01/2014

As principais características do negócio social

Por Heitor Blum S. Thiago*, DC, 10/01/2014

Um empreendedor social trabalha para amenizar deficiências socioambientais, utilizando uma visão inovadora e arquitetando projetos eficazes para mudar a vida de comunidades carentes. Em uma sociedade em que as administrações públicas nem sempre são eficientes, as ONGs se destacam como possíveis parceiras por contarem com o conhecimento especializado de pessoas que muitas vezes vivenciam os problemas de perto. Nessa nova vertente de negócio, o lucro não é o objetivo final.

Foi o caso do economista e ganhador do Nobel Muhammad Yunus, de Bangladesh. Ele percebeu que os bancos taxavam empréstimos com juros altos para pessoas pobres, pois não davam garantias de retorno – e acabavam dependentes de bancos e agiotas. Yunus criou o Banco Grameen de microcrédito a juros baixos. Com isso, ajudou mais de 12 milhões de pessoas a saírem da linha da pobreza, e a taxa de retorno do banco foi de 98,85%.

A história destaca duas características importantes do empreendimento social: não é caridade e não depende necessariamente de voluntários. Um negócio social não deve ser assistencialista, e sim dar amparo para que o indivíduo trabalhe por melhorias. Além disso, é necessário condições para que iniciativas com esse perfil deem certo: estruturação de um projeto sólido e eficiente, construído por pessoas capacitadas e inovadoras, com uma equipe assalariada, pelo menos no núcleo.

O empreendedor social deve avaliar seu projeto tal qual avaliaria um negócio privado. Se atingiu os objetivos, se é viável economicamente e principalmente de que forma transformou a vida das pessoas envolvidas. Apesar de não ter fins lucrativos, se deve ficar atento ao mercado, sem perder de vista sua missão.

O empreendedor social deve avaliar seu projeto tal qual avaliaria um negócio privado. Apesar de não ter fins lucrativos, se deve ficar atento ao mercado.

*Presidente executivo do Comitê para Democratização da Informática de SC. Morador de Florianópolis e Conselheiro da Associação FloripAmanhã.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *