Mãos amarradas
05/04/2012
Movimento Floripa Te Quero Bem discutiu problemas da saúde em Florianópolis nesta quarta-feira
05/04/2012

Área queimada é irrecuperável

A região atingida pelo incêndio de ontem, a Baixada do Massiambu, pode ter perdido boa parte de sua vegetação formada por restinga, terreno arenoso e coberto por plantas rasteiras, bromélias de chão e samambaias. Até o fechamento desta edição, as equipes que trabalhavam no local não sabiam informar quantas espécies de plantas e animais foram mortos. A área conta com rios, córregos e importantes nascentes. Também ainda não se sabe se elas foram afetadas pelo fogo.

Um relatório deve ser divulgado hoje pela Fatma. No entanto, a região pode ter perdido um dos seus maiores símbolos: o gato-do-mato. Semelhante à jaguatirica, o animal se distingue pelo tamanho. Ele é o menor dos felinos silvestres brasileiros e está ameaçado de extinção.

A técnica administrativa do parque Morgana Eltz disse que a área queimada é quase irrecuperável e que os animais que não conseguiram fugir como a capivara (fotos ao lado), morreram. Entre eles podem estar diversas cobras, pequenos roedores, aves, milhares de insetos e possivelmente o gato-do-mato. Entre os animais nativos estão a anta, capivara, marreco selvagem, ema, jabuti, veado, arara, sagui e tucanos, que também podem ter sido queimados.

– Foi um incêndio que causará terríveis danos ao meio ambiente. A área é muito importante para a biodiversidade porque preserva banhado e animais – diz.

No Parque da Serra do Tabuleiro o ecossistema também é formado por mata de araucária, restingas e trilhas ecológicas para educação ambiental. As araucárias podem chegar a 50 metros de altura e produzem pinhão todos os anos.

(DC, 04/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. GABINHO disse:

    ESTOU FAZENDO OS DEVERES A PARTIR DISSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *