Acesso mais fácil ao Centro da Capital
08/02/2012
Economia e ecologia
08/02/2012

Bilhete de papel será estacionado

No dia 16, sistema de cartão eletrônico começa a ser operados pela empresas Jotur e Biguaçu
A implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Intermunicipal Fácil para as empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis, que deixarão de utilizar os passes de papel, começa na quinta-feira da semana que vem, 16. Até lá, as máquinas para o uso de cartão, em vez dos bilhetes, entram em operação para todas as linhas das empresas Jotur e Biguaçu.
Na primeira etapa, o cartão eletrônico será disponibilizado somente para quem utiliza vale-transporte – cerca de 80 mil usuários. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) assegura que, durante 60 dias, os cobradores continuarão aceitando também os bilhetes de passe. Após o prazo, os usuários que ainda possuírem vale-transporte em papel poderão procurar o Setuf para transferir o valor correspondente para o cartão.
As empresas Estrela e Imperatriz também vão utilizar a bilhetagem eletrônica, dentro de até 70 dias, quando os ônibus estiverem adaptados ao sistema. O processo de transição começará com os usuários de vale-transporte.
– Para evitar tumultos, decidimos fazer a mudança de forma gradativa, começando com o vale, porque o volume de usuários desse serviço é muito grande – explica o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva.
De acordo com o sindicato, somente a empresa Santa Terezinha ainda não anunciou a adesão. A avaliação do Setuf é que a bilhetagem eletrônica diminui a quantidade de dinheiro nos caixas dos ônibus, o que reduz a quantidade de assaltos e proporciona maior tranquilidade para os passageiros, além de dificultar fraudes na compra de vale-transporte. Waldir Gomes explica que os passes de papel são um problema, pois, na prática, equivalem a dinheiro e atraem golpistas.
Fraude com passes provoca transtornos
Na semana passada, o Setuf descobriu que uma quadrilha utilizou o nome de empresas para comprar vales-transporte e revender aos cambistas. O grupo descobriu login e a senha dessas empresas e solicitou os passes, que foram pagos com cheques clonados. A fraude foi descoberta quando os cheques começaram a voltar, na última quinta-feira. Mais de 33 mil passes das empresas Jotur, Biguaçu e Estrela foram colocados no mercado ilegal pela quadrilha. Nesta semana, os cobradores receberam uma lista com o número de série dos passes que devem ser recusados.
Tire as suas dúvidas
Quais tipos de cartões serão oferecidos pelas empresas?
Vale-Transporte, Estudante, Cidadão e especiais, para portadores de deficiência e idosos. Cada empresa oferecerá os seus próprios cartões Estudante e Cidadão. Os usuários especiais utilizarão o mesmo cartão eletrônico para transitar por linhas de todas as empresas.
Como faço para pegar o meu cartão de vale-transporte?
A entrega será realizada pelo seu empregador. Informe-se no Departamento Pessoal da empresa em que você trabalha para saber em quanto tempo terá o seu cartão em mãos.
O preço da passagem continua o mesmo?
Sim. Nenhum valor foi alterado.
Eu não utilizo vale-transporte. Já posso fazer outro tipo de cartão?
Não. O Setuf ainda não começou a cadastrar em outras categorias os usuários de empresas intermunicipais. O cartão eletrônico será liberado para usuários especiais até o final de fevereiro. Depois, começa o cadastramento de estudantes e, por fim, chega a vez dos usuários do Cartão Cidadão. Tudo será concluído ainda no primeiro semestre.
Quando o cadastro para outros cartões for liberado, precisarei pagar alguma taxa?
O único cartão com taxa de cadastrado é o de Estudante. O valor permanecerá R$ 2,70.
(Por Lais Novo, DC, 08/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. andreia maria da rosa disse:

    acho ridiculo o cobrador n~aceitar os passes q foram comprados e vendidos nesse ´´rolo´´ q aconteceu.se uma pessoa comprou passe na rua ,n~tem culpa se foi roubado ou n~.a culpa é da prefeitura que deixou esse amontoado de cambistas fazerem a festa de compra e venda de passes em frente ao mercado público e nas demais ruas da cidade.é uma vergonha ,n~teve nenhuma fiscalização,qdo essa farra começou,esperavam q fosse dar no que…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *