Projeto da Lei Municipal de Inovação foi tema de audiência pública
14/12/2011
A urgência do planejamento regional
14/12/2011

Operação Veraneio conta com 9,2 mil profissionais e infraestrutura para temporada 2011/2012

Mais de nove mil profissionais, 1,5 mil viaturas, 300 motocicletas, quadriciclos, quatro helicópteros e 88 embarcações integrarão a Operação Veraneio 2011/2012, lançada, nesta terça-feira (13/12), pelo Governo de Santa Catarina. A operação ganha destaque neste ano, com a integração das secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e investimento de R$ 30 milhões para garantir a segurança não só dos turistas que visitarem o Estado durante a temporada, mas de toda a população catarinense.

A Operação Veraneio 2011/2012 vai atender a 43 municípios do litoral ou de estâncias hidrominerais catarinenses e o programa se estenderá até o dia 5 de março de 2012. O governador Raimundo Colombo destaca que o programa não é do Governo de Santa Catarina, mas que pertence a toda sociedade que mora ou frequenta o Estado. “A cada ano a Operação Veraneio se amplia e se torna mais importante. O fato de Santa Catarina ser o melhor destino turístico do Brasil também é mérito da Segurança Pública”, destaca.

As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Defesa Civil, a Polícia Federal e a Marinha do Brasil participarão da Operação Veraneio 2011/2012. O valor de R$ 30 milhões teve bastante destaque na contratação de tecnologia para dinamizar o trabalho dos profissionais. Para o programa desta temporada, foram adquiridos 270 terminais com sistema de consulta on-line a serem instalados nas viaturas. “O policial receberá as informações sobre carros e suspeitos na hora, por meio de um tablet. Teremos uma grande agilidade na hora do atendimento”, garante o secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba. O Governo do Estado também adquiriu cem câmeras de videomonitoramento para serem instalados nos principais locais de movimentação.

Apesar do lançamento nesta terça-feira (13/12), a Operação Veraneio já começou nos balneários catarinenses. O Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos no dia 1° de dezembro, a Polícia Militar começa na próxima sexta-feira (16/12), e a Polícia Civil na semana que vem, no dia 20 de dezembro.

Tratamento aos estrangeiros

Santa Catarina deve receber 5,5 milhões de turistas durante toda a temporada de verão, o que deve impactar positiva e economicamente na vida de 600 mil catarinenses. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, afirma que “Santa Catarina fez o dever de casa” ao priorizar a contratação de novas tecnologias e de infraestrutura para o atendimento aos turistas e catarinenses. O turismo corresponde a 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Dos 5,5 milhões de turistas que vem à Santa Catarina, uma grande parcela são de língua espanhola. Desde 2008, a Polícia Civil promove o ensino de espanhol aos policiais da corporação. Já foram formados 120 policiais, em seis turmas, e a expectativa para 2012 é de que sejam formadas mais quatro turmas, chegando a 200 policiais com fluência em Espanhol. O policial civil e professor Julio Manuel Urqueta Gómez conta que o ensino tem impactatado diretamente no serviço aos turistas. “Em Balneário Camboriú, por exemplo, temos um posto que atende 24 horas por dia e ajuda o turista quando é necessário”, conta.

A estrutura da Delegacia do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria, também será reforçada durante toda a temporada. Agentes civis com fluência em inglês e espanhol farão o atendimento dos turistas estrangeiros que necessitem de informações nas principais delegacias do Estado. As equipes do Serviço Aéreo Policial (Saer) também estarão à disposição para atendimento de ocorrências policiais e apoio às demais instituições que integram a Operação Veraneio.

(ADJORI SC, 13/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *