Programa Mais Educação forma cidadãos e leva cultura e arte à periferia de São José
17/10/2011
Triplicam candidatos ao concurso de Verão da Comcap
17/10/2011

Praia de Palmas mais limpa e à espera de visitantes conscientes e amigos da natureza

O tempo fechado e o mar apropriado para a prática do surfe não impediu que moradores, surfistas e integrantes da AASA (Associação de Ações Sócio Ambientais) realizassem mais uma edição do Limpando e Conscientizando. A ação, promovida na manhã de sábado e pelo segundo ano consecutivo, faz parte do Projeto Ambiental Praias Limpas Ano II, de recolher lixo e entulhos das praias de Governador Celso Ramos. Este ano, o local escolhido foi a praia de Palmas, uma das mais belas e preferidas pelos turistas na temporada de Verão.

Voluntários e moradores ficaram impressionados com a quantidade e variedade de lixos deixados na faixa de areia e por entre a restinga, mata nativa ao longo da orla. “Ficamos decepcionados ao ver que não é só o turista que deixa lixo na praia, mas os moradores também, porque achamos até móveis descartados”, diz uma das integrantes da AASA, Viviane Becker, 39. A voluntária mais idosa que saiu do sossego de casa para ajudar na limpeza da praia, Marilne Becker, 67, observa que a maior parte do lixo é depositada na temporada.

“É a primeira vez que ajudo a limpar, mas passo os verões aqui e no mês de outubro é bem pouca coisa jogada. No final da temporada é impressionante a quantidade de lixo”, diz. A ação teve o apoio da ASPF (Associação de Surfe da Praia de Fora), que ajudou a divulgar o evento nas redes sociais, através da internet. “Infelizmente quando é para ajudar a natureza e fazer um pouco a sua parte, as pessoas não participam. Mas não podemos deixar esse evento morrer”, destaca o surfista Rafael Pacheco, 30.

Três mil quilos de lixos

Madeira, garrafas pet, latinhas de cerveja, casca de coco verde, socas de milho e até fralda de crianças. Esses e vários outros tipos de resíduos recolhidos na manhã de sábado somaram cerca de três mil quilos, superando a marca do ano anterior, em que foram retirados da praia de Palmas 2,5 quilos. “Além de limpar a praia, procuramos com essa ação conscientizar os moradores e turistas, de que cada um tem que fazer a sua parte”, diz o coordenador da aão da AASA, José Roberto Quintino, 44.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Proactiva Meio Ambiente, que contribuiu com o fornecimento de mil sacos de lixo, lixeiras e na destinação final dos materiais recolhidos. O veranista Joacir Coan, que mora em Biguaçu, mas passa a temporada na praia de Palmas, reclama da limpeza nos passeios públicos do bairro. “As ruas estão uma vergonha e o mato está comendo. A praia a associação limpa, mas os passeios públicos é dever da prefeitura”, reclama o veranista.

(Por Carol Ramos, ND, 16/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *