Sebrae/SC apoia a Rota Gastronômica da Costa Esmeralda
01/07/2011
Crescimento planejado na construção civil põe Palhoça em destaque
01/07/2011

42 quilômetros sobre as águas

Além da maior ponte do mundo construída sobre o mar, China inaugurou, ontem, gasoduto e o trem de alta velocidade

Enquanto em Santa Catarina ainda se discute a quarta travessia entre Ilha-Continente, na Capital, a ponte de Laguna e a restauração da Ponte Hercílio Luz, a China inaugurou, ontem, a mais longa via do mundo construída sobre o mar. Com 42 quilômetros, a ponte liga o Centro da cidade ao subúrbio de Huangdao, nos dois lados da baía de Jiazhou. A obra custou US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída.

Com esta ponte, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da China – e sede das competições de vela nas Olimpíadas de 2008 – poderá ser percorrida com redução de 20 a 40 minutos.

A nova ponte supera a da Baía de Hangzhou, também no leste da China, e que com 36 quilômetros era considerada a mais longa do mundo, até ontem. Há várias pontes sobre terra mais longas no mundo, sendo que as três primeiras também estão na China. A maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade Pequim-Xangai, de 164,8 quilômetros, serviço que também foi inaugurado ontem.

A leva de novas obras de infraestrutura chinesas se completou ontem com a inauguração do mais longo gasoduto do mundo, que levará o gás natural desde o Turcomenistão, na Ásia Central, até a China, em percurso de 8,7 mil quilômetros. O gasoduto custou US$ 21,98 bilhões e é o segundo que levará gás natural da Ásia Central ao leste da China.

As inaugurações coincidem com o 90º aniversário do Partido Comunista da China. A data será lembrada com atos comemorativos no Grande Palácio do Povo, em Pequim, e em muitas outras cidades do país asiático.

(DC, 01/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *