O SPU e os empreendimentos náuticos
01/03/2011
Chuveiros públicos em praça de Canasvieiras estão desativados
01/03/2011

A restinga arbustiva apresenta grande diversidade de flores

Esse tipo de restinga faz parte dos estágios sucessivos de vegetação em Santa Catarina.

A restinga arbustiva, comum em Santa Catarina, apresenta grande diversidade florística.
Prevista na Resolução CONAMA nº 261, de 30 de junho de 1999, a vegetação de restinga arbustiva é principalmente constituída por plantas que apresentam cerca de 1 metro a 5 metros de altura, com possibilidade de ocorrência de estratificação, epífitas, trepadeiras e acúmulo de serapilheira.

Apresenta geralmente maior diversidade de flores do que a vegetação de restinga subarbustiva e pode ser encontrada em áreas bem drenadas ou paludosas. Ocorre principalmente em dunas semi-fixas e fixas, depressões, cordões arenosos, planícies e terraços arenosos.

Primária ou Original

Vegetação densa, formando agrupamentos contínuos ou moitas intercaladas com locais menos densos. As plantas arbustivas possuem vigoroso esgalhamento desde pouco acima da base, entremeando-se com ervas e subarbustos. Podem ocorrer palmeiras (butiazeiros) e em áreas mais abertas e secas, podem ocorrer líquens terrícolas.

A Predominância é de estratos arbustivos e herbáceos. As plantas que vivem sobre outras plantas são poucas, representadas principalmente por líquens, briófitas, samambaias
e bromélias. Algumas orquídeas podem estar presentes. As trepadeiras geralmente não são abundantes, mas podem ocorrer.

Estágio Inicial de Regeneração da Restinga Arbustiva

A fisionomia predominantemente herbácea, podendo haver plantas remanescentes da vegetação arbustiva original. Se ocorrerem espécies lenhosas, são de pequeno porte, em geral de até 1 metro. A diversidade específica é bem menor em relação à vegetação original, os principais elementos da flora são o picão, capim-rabo-de-burro, capim-rosado, quebra-pedra, carqueja, mamona, vassourinha.

Estágio Médio de Regeneração da Restinga Arbustiva

A fisionomia é predominantemente arbustiva. As plantas do estrato arbustivo podem chegar a 2,5 m de altura. As espécies vegetais ameaçadas de extinção são a Noticastrum hatschbachii (Garopaba, Laguna), Noticastrum psammophilum (Imbituba, Araranguá), Noticastrum malmei (Massiambu, em Palhoça), Eupatorium ulei (Florianópolis; Massiambu, em Palhoça; Laguna), Miconia lagunensis (Laguna), Tibouchina asperior (Florianópolis, Sombrio), Aechmea lindenii (Porto Belo, Florianópolis, Palhoça).

Estágio Avançado de Regeneração da Restinga Arbustiva

A fisionomia arbustiva é mais aberta que a original. Predominam os estratos arbustivos, subarbustivos e herbáceos. Altura das plantas no estrato arbustivo pode chegar a 5 m.

As espécies vegetais ameaçadas de extinção são a Campomanesia littoralis (Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Laguna, Sombrio), Miconia lagunensis (Laguna), Tibouchina asperior (Florianópolis, Sombrio), Prunus ulei (Laguna, Sombrio), Aechmea lindenii (Porto Belo, Florianópolis, Palhoça).

(PMF, 01/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *