Turista acidental
07/02/2011
Obra do elevado no Trevo da Seta pode ter atraso
07/02/2011

Depois da demolição de casarão, área vira lixeira

Prédio do século 19 foi ao chão e terreno, que pertence ao Clube Maré Alta, será um depósito
A polêmica demolição, no ano passado, de um prédio que tinha sido tombado pelo patrimônio histórico em 2005, em São José, deu lugar a um depósito de lixo. O terreno ao lado do Clube Maré Alta, na Praia Comprida, abrigava um casarão do século 19.

Seis meses após a demolição, feita pelos donos do clube, que compraram o terreno, uma obra está em andamento no local, desde semana passada. O que está sendo construído, de acordo com o proprietário, é uma lixeira de 10 metros quadrados.

– Muita gente veio dizer o que tinha que fazer no terreno, mas quem comprou foi a gente. O casarão estava abandonado, abrigava usuários de drogas. Nunca ninguém me disse que era tombado – declarou o dono, José Carlos de Oliveira.

A própria prefeitura, que autuou no ano passado o proprietário – conhecido como Cachopa – em R$ 100 mil, por descaracterizar a paisagem tombada, foi quem autorizou a nova construção. O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Amauri Valdemar da Silva, diz que isso foi recomendado para facilitar o trabalho da empresa de coleta resíduos.

Cachopa também é alvo de um inquérito do Ministério Público Estadual, por destruição de patrimônio.

O promotor de Justiça da Curadoria do Meio Ambiente, Raul de Araújo Santos Neto, diz que vai notificar o município a fiscalizar a obra.

(BIANCA BACKES, DC, 06/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *