Casan fiscaliza esgoto irregular em Canasvieiras
27/01/2011
Manutenção das Pontes
27/01/2011

O lixo e a responsabilidade de todos

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 27/01/2011)

Muitas pessoas acham que a questão dos resíduos é dever do poder público; trata-se de um flagrante equívoco

O lixo é um problema da sociedade ou do poder público? Parece indiscutível: não há como separar as responsabilidades. Tanto o cidadão quanto o poder público têm o dever de se preocupar com a produção, separação e destinação do lixo, com a evidente consciência de que nem tudo precisa ser descartado – ou pode ser selecionado para reciclagem. O que parece básico, elementar, nem sempre se aplica à nossa realidade. Porque, em geral, as pessoas – e as empresas, os promotores de eventos – entendem de modo geral que o poder público é o único responsável pela coleta e pelas consequências da coleta. Foi por essa razão, exatamente, que vimos aqueles cenários da avenida Beira-mar e da praia de Jurerê com aspecto de devastação urbana, no dia seguinte à festa de Réveillon. Infelizmente, a questão do lixo é encarada de forma generalizada como um assunto secundário, quando deveria ser prioritário e deveria mobilizar a atenção de todos.

Conscientização

Sobre o ótimo evento programado para o Riozinho (Campeche), em 5 de fevereiro, que terá a participação da estrela pop Ben Harper, a Comcap, através de seu presidente, Wilson Cancian Lopes, acredita que nossa preocupação quanto ao risco ambiental – a produção de lixo – é importante e deve merecer a preocupação não apenas do público.

Preocupação

Wilson Cancian Lopes lembra que a Comcap tem requisitos para que a limpeza diária das praias seja realizada em condições normais, mas pede atenção, já que “um episódio desse porte demanda uma operação especial, planejada por quem promove o evento”.

Nem sinal

É bom assinalar que o esquema de preparação do show no Riozinho, divulgado na quarta-feira (26/1), não previu, em qualquer momento, o planejamento em relação à produção de resíduos, numa área que é considerada de preservação permanente e, portanto, merecedora de todos os cuidados por parte dos organizadores e frequentadores.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *