Duplicação da SC 401
15/11/2010
Novo verão, velhos problemas
15/11/2010

Tudo para receber bem os visitantes

É mais ou menos como limpar a casa, encher a geladeira e arrumar a bagunça para receber as visitas. Com a chegada da temporada, Florianópolis vem se preparando para acolher bem o turista. Mais gente nos estabelecimentos, espanhol na ponta da língua, uma reforma ou outra para deixar o lugar mais aconchegante.

Florianópolis continua sendo a estrela do verão, segundo o gerente de marketing da Santur, Eduardo Simon. Se a previsão da prefeitura se confirmar, 1 milhão de turistas virão atrás dessa estrela. E para receber bem os turistas, a cidade se prepara. A prefeitura promete melhorias ainda para esta temporada nos balneários. De olho no lucro, comerciantes ampliam os negócios, contratam e treinam empregados. Até os taxistas voltaram para a sala de aula para aprender outro idioma. Tudo para fazer bonito neste verão.

Tudo para receber 1 milhão de turistas, esperados pela prefeitura. O número é 11% maior do que da última temporada, quando cerca de 900 mil visitantes passaram por aqui. A cidade ganha ares renovados. Pintura no meio-fio das ruas dos balneários, iluminação nova e programação de eventos. A previsão é de que os reparos estejam prontos até 20 de dezembro.

Florianópolis terá outro portal turístico, no antigo prédio da Polícia Militar Rodoviária, na SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Homero Gomes, só falta a formalização do repasse do local para o início das reformas. O lugar foi escolhido por concentrar a maior parte dos turistas:

– Cerca de 70% a 80% da hotelaria está concentrada nessa região – explica o secretário.

Uma programação diferenciada está sendo pensada. Além de eventos conhecidos, como Floripa Tem e Planeta Atlântida, haverá pré-carnaval. A ideia é levar as escolas de samba às praias.

Para os turistas que dependerem de transporte público, a promessa é aumentar em 40% o horário das linhas.

Para o comércio, alguns bares, restaurantes e hotéis chegam a triplicar o número de funcionários, outros apostam na decoração mais caprichada, numa mudança no cardápio e cursos para garçons e atendentes.

– Somente na Grande Florianópolis, devem ser abertas 7 mil vagas de empregos nesses estabelecimentos até o dia 20 de dezembro – diz Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis.

Recém-contratados devem ser qualificados

A orientação do sindicato é que empresários invistam na formação dos empregados. Ensinar como abordar um cliente, que postura adotar são regras básicas para o bom atendimento. A organização oferece cursos básicos e gratuitos para recepcionista, camareira e garçom.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), no Campus Florianópolis-Continente, também oferece cursos técnicos na área de lazer e hospitalidade. A coordenadora de Extensão e Relações Externas do Campus, Girlane Bondan, informa que eles foram criados de olho na falta de mão de obra qualificada no setor.

Uma pesquisa feita pelo Intituto Federal com 1.450 trabalhadores, entre eles garçons, camareiras e recepcionistas, mostrou que 63% deles nunca fizeram qualquer tipo de qualificação. O instituto criou, então, os cursos técnicos de Cozinha, Serviços de Restaurante e Bar, Hospedagem e Guia de Turismo.

29°C
é a temperatura máxima que o Estado deve registrar hoje. Mas o sol estará entre nuvens em boa parte de Santa Catarina. Na Capital, a dica é aproveitar a praia pela manhã. Veja mais sobre a previsão na página 26.

(JÚLIA ANTUNES LORENÇO, colaborou Vanessa Campos, DC, 15/11/2010)

Central de distribuição para não faltar produtos

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Santa Catarina, Fábio Queiroz, observa que a maioria dos 315 bares e restaurantes da Grande Florianópolis e outros municípios associados têm ações diferenciadas para a temporada, como trazer novos trabalhadores e providenciar cursos de qualificação.

Para evitar que qualquer mercadoria falte nos quatro restaurantes que fazem parte do Espaço Spazzio, em Jurerê Internacional, Norte da Ilha, o empresário Ricardo Cotrim providenciou um central de distribuição, na SC-401. Na temporada, não era raro algum produto não chegar à mesa do cliente, por causa do trânsito de Florianópolis.

O Espaço serve ainda para adiantar alguns serviços de cozinha, como os de confeitaria. Bolos e doces são preparados ali e chegam prontos a Jurerê.

O quadro de 75 funcionários também aumenta: passa para 220. Todos recebem treinamento como manipulação de alimentos, postura e elaboração de pratos. O Spazzio conta ainda com uma loja de roupas e outra da vinhos.

Na mesma praia, o Café Riso, apostou na ampliação e contratação de funcionários. A cozinha ficará maior e o restaurante terá novos banheiros. A equipe ganhou mais 60 pessoas.

– Preparar nossos funcionários é o grande desafio – afirma o empresário Luis Grassia.

(DC, 15/11/2010)

Hola, que tal! Váx pra Barra?

O cumprimento entre os taxistas de Florianópolis deixou o sotaque mané de lado. Quando chegam ao ponto de táxi, a saudação é: “hola, que tal”. O espanhol está sendo ensinado aos motoristas. O curso é oferecido pela prefeitura, no Instituto Estadual de Educação e já formou 110 taxistas. Uma nova turma começou com mais 120 motoristas, que devem terminar os estudos em julho de 2011. A cidade tem cerca de 700 motoristas de táxi.

Florianópolis é destino certo de muitos argentinos no verão, mas como observa a professora Dulceia Veiga, turistas de outros países também chegam à Capital, tendo o Espanhol como uma opção para se comunicar.

– Os alunos relatam que já atenderam clientes vindos da China, que tinham língua espanhola como outra opção – explica a professora.

Se antes José Mathias, 55 anos, precisava arrastar um portunhol, quando recebia um turista argentino, agora ele tem uma base do outro idioma. Ele atende no ponto da rodoviária, uma das portas de entrada dos hermanos.

– Para mim, está sendo muito importante. Antes eu não entendia quase nada – conta Mathias.

Outra cena comum, era o recepcionista do hotel indicar ao taxista aonde os turistas estrangeiros queriam ir.

– Agora, essa barreira será quebrada – afirma o motorista e aluno Francisco Aguiar, 54 anos.

Até cobradores de ônibus devem fazer o curso

O secretário municipal de Transporte, João Batista Nunes, diz que a ideia é ampliar o curso para motoristas e cobradores de ônibus. A frota de táxi, que é de 258 carros, também será aumentada. A licitação, que vai trazer 200 veículos novos, está em fase final. No primeiro momento, serão colocados 120 carros a mais em todas as regiões.

Onde aprender
Para quem quiser se aperfeiçoar para trabalhar no verão ainda dá tempo. Alguns locais onde são oferecidos cursos:
– Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis
Cursos gratuitos: camareira e recepcionista
Inscrições: na Praça Olívio Amorim, 120, Centro, em Florianópolis
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac
Cursos gratuitos: camareira, garçom e garçonete
Informações: (48) 3229-3200
– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF-SC
Cursos gratuitos: Formação Continuada em Aperfeiçoamento em Serviços de Restaurantes
Informações: (48) 3232-0185
– O Senac e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) oferecem outros cursos
Informações: no Senac pelo (48) 3229-3200 e na Acif pelo (48) 3224-3627

(DC, 15/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *