Projeto para Largo do Mercado valoriza os prédios históricos
01/06/2010
Programação da Semana do Meio Ambiente organizada pela Floram
01/06/2010

Na Semana do Meio Ambiente, a Escola Desdobrada Municipal João Francisco Garcez receberá a Bandeira Verde, que é um reconhecimento e estímulo às escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. A solenidade de entrega será nesta quarta-feira (2/06), às 13h30, na unidade educativa. Estarão presentes no evento o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Natasha Prévost da Universidade de Moncton, no Canadá, que veio ao Brasil para conhecer o projeto de horta e jardinagem que é desenvolvido na escola.

Para receber a Bandeira Verde é preciso realizar os sete passos do Programa Eco-Escolas: Conselho Eco-Escolas; Auditoria ambiental; Plano de ação; Monitorização/Avaliação;Trabalho curricular; Divulgação à comunidade; Eco-código;

O Programa Eco-escolas, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino da pré-escola às universidades, é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE) e apoiado pela Comissão Europeia.

o programa pretende O Programa Eco-Escolas consiste numa metodologia constituída por sete passos: Conselho Eco-Escolas; Auditoria ambiental; Plano de ação; Monitorização/Avaliação;Trabalho curricular; Divulgação à comunidade; Eco-código;

Parceria com o Canadá

A Secretaria Municipal de Educação e a Escola Desdobrada João Francisco Garcez estão firmando convênio com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação (Centre de Recherche et Développement en Educacion), da Universidade de Moncton, no Canadá, para a realização do projeto “A cidadania planetária, o jardim ecológico e suas ramificações Sociais nas Escolas”.

O objetivo do projeto é implantar hortas e jardins ecológicos nas escolas e trabalhar a educação para a cidadania planetária envolvendo a unidade de ensino e a comunidade no processo.

Esta parceria surgiu quando a Escola Desdobrada João Francisco Garcez (Canto da Lagoa), por meio da professora Marilde Juçara da Fonseca, iniciou o processo para tornar-se uma eco-escola, através do Programa de Eco-Escolas implantado pela SME com o Instituto Ambiental Ratones. A unidade passou a desenvolver com todas as turmas um trabalho de horta e jardinagem.

O grupo de pesquisadores responsável pela elaboração do projeto é composto pela professora Marilde, por Ângela Antunes do Instituto Paul Freire (SP), Robledo Mendes da Silva da APAC – Associação dos Produtores Autônomos do Campo e da Cidade (RJ), Ana Branco do Departamento de Artes e Design da PUC (RJ), Gina Thésée da Universidade de Montréal, Carine Villemagne da Universidade de Sherbrooke e a cordenadora do projeto Natasha Prévost da Universidade de Moncton.

O primeiro encontro da equipe foi realizado São Paulo, nos dias 15,16 e 17, no Instituto Paulo Freire. O próximo será na PUC do Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23. No dia 5 de junho, o grupo se encontrará no Canadá, onde ficarão até o dia 20.

A expectativa é o início de uma parceria para a realização de projetos que visem a melhoria do ensino, não só da Escola Desdobrada João Francisco Garcez mas em todas as escolas da rede em Florianópolis.

(PMF, 31/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *