O mais ecológico dos condomínios
14/03/2010
A Praça 15 está adotada
14/03/2010

Total de pontos impróprios para banho sobe de 55 para 60 em Santa Catarina

Relatório da Fatma mostra que 28 locais devem ser evitados por banhistas em Florianópolis

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (12/03) que 60 pontos estão impróprios para banho no Litoral do Estado. Foram analisados 194 locais, ou seja: 30,93% não são adequados para banhistas.

O relatório de balneabilidade número 14 desta temporada evidencia crescimento de 2,58% do total de locais impróprios contabilizados no relatório anterior, divulgado na semana passada. No documento 13, foram analisados 193 pontos e 55 estavam impróprios.

Em Florianópolis, dos 64 pontos amostrados, 28 estão inadequados. A Fatma destaca que os banhistas devem evitar locais com “chegada de água de características duvidosas, rios e valas”.

Contaminação

Uma praia (ou curso d’água ou lagoa) é considerado impróprio para banho quando a quantidade da bactéria Escherichia coli por 100 mililitros for superior a 800 em mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas.

O local também é classificado como impróprio quando forem encontradas mais de 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. A bactéria vive no intestino de animais de sangue quente — do ser humano, inclusive — e é um indicativo de contaminação de água. A Escherichia coli pode provocar doenças como gastroenterite, verminoses e até casos mais graves, como hepatite, cólera e febre tifóide.

(ClicRBS, 12/03/2010)

Nota do editor Floripamanha.org: Confira a íntegra do relatório no site da Fatma.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *