Bunge pode destruir paraíso ecológico em SC
04/01/2010
Insegurança Ambiental
05/01/2010

Para frente, nem todo santo ajuda

Prepare-se. Se ontem foi mais um dia de caos na BR-101 e outras estradas do Litoral catarinense, com filas quilométricas e motoristas impacientes, o problema pode se repetir em algumas regiões hoje ou durar até o fim de semana. Significa dizer que quem passar pela Avenida Beira-Mar Norte, Via-Expressa e a SC-405, em Florianópolis, e cruzar a BR-101 nos trechos de Palhoça, Itapema e Porto Belo precisará de muita paciência.

Em Balneário Camboriú, não será diferente. A segunda-feira foi o pior dia de trânsito desde o início da temporada, segundo as autoridades de trânsito. O volume de carros dentro da cidade chegou a 300 mil, cinco vezes mais do que a frota local. Resultado: ruas mais congestionadas do que o habitual.

O movimento de turistas, o tempo ruim para praia e a precariedade de determinadas vias foram responsáveis pelo tumulto registrado ontem. O DC colheu relatos de motoristas e mediu o risco de o problema voltar a acontecer.

Palhoça

“Maior canseira. Tá louco! Nunca mais venho para Santa Catarina nesta época. Levei três horas entre Garopaba e Florianópolis. A pior parte é quando está perto de chegar ao posto de pedágio em Palhoça.”

Alexandre Tavares, 39 anos, empresário de Santos (SP), que entre 8h e 11h de ontem enfrentou fila no trecho Sul da BR-101

O que aconteceu?

Segundo a PRF, o motivo é o mesmo do trânsito no domingo, ou seja, trecho com desvios e afunilamentos que vão de duas pistas para uma, aliado ao grande número de turistas que ainda ontem deixavam as cidades do Litoral Sul.

Chance de se repetir

Pequena – De hoje até quinta-feira.

Alta – Na sexta, sábado e domingo, quando os moradores de SC podem se deslocar para as praias da região.

Via-Expressa

“O trânsito está um desastre. Pensei que ao chegar aqui melhoraria. Mas esta rua (Via-Expressa) está ruim, apesar de andar um pouquinho mais do que a 101. Saí de Porto Alegre às 7h. São 17h e ainda não cheguei a Florianópolis.”

Daniel Costa, 43 anos, veterinário, da Argentina, que às 17h de ontem estava parado na Via-Expressa, sentido Ilha.

O que aconteceu?

Para a PRF, o congestionamento se deveu ao volume de turistas somado ao fluxo de moradores da região.

Chance de se repetir

Alta – A Via-Expressa deve permanecer com o fluxo neste nível até o final da semana.

Itapema

“Saí de Cachoeira do Sul (RS) às 5h. Tenho que fazer uma entrega de arroz no Rio de Janeiro. Peguei muita tranqueira na BR-101. Mas o trecho entre Itapema e Balneário Camboriú foi o campeão. Perdi três horas nele. Daí, liguei e avisei que o arroz não chega amanhã (hoje) ao meio-dia como foi combinado. Só vou chegar na noite de terça-feira”

Pablo Lorence, 24 anos, caminhoneiro que atravessou Santa Catarina, ontem, pela BR-101, durante o dia.

O que aconteceu?

Além do excesso de turistas que deixavam Santa Catarina ontem, há o fluxo local de moradores e visitantes que circulam entre um ponto e outro da região.

Chance de se repetir

Pequena – de hoje até quinta-feira.

Alta – Na sexta, sábado e domingo, quando os moradores de Santa Catarina podem se deslocar para as praias da região.

Balneário Camboriú

“Entre o acesso de Balneário na BR-101 e a minha casa, no Centro, levei 35 minutos. Normalmente faço em 10 minutos. Desviei pela Avenida Atlântica, mais estava tudo parado. Demorei 10 minutos só para dar uma volta no quarteirão.”

André Luiz da Silva Marques, 28 anos, morador de Balneário Camboriú, que pegou trânsito na cidade entre 18h e 18h35min de ontem.

O que aconteceu?

Ontem foi o dia de maior congestionamento na cidade, segundo Jaime Mantelli, gestor do Fundo Municipal de Trânsito. A estimativa é de que 300 mil veículos circularam dentro da cidade, aumentando em cinco vezes a frota local, de 57 mil carros.

Chance de se repetir:

Alta – Até o dia 10 de janeiro, a estimativa é de que o fluxo de carros dentro da cidade se mantenha igual a ontem.

SC-405

“Eu pensei que hoje estaria vazio, porque o feriadão já passou. Então, trouxe minha namorada para conhecer o Sul da Ilha. Fomos à Praia da Solidão, Pântano do Sul, passamos no restaurante do Arante. Agora estamos encarando este trânsito absurdo. Demorei uma hora e 15 minutos para andar 15 quilômetros.”

Flávio Busch II, 38 anos, empresário, natural de Florianópolis, mas morador de Brasília. Entre 14h45min e 16h30min de ontem, ele pegou fila entre a SC-406 e SC-405.

O que aconteceu?

Segundo o capitão Fábio José Martins, comandante da Polícia Militar Rodoviária na Grande Florianópolis, um acidente próximo ao Terminal Rio Tavares, o retorno ao trabalho dos moradores do Sul da Ilha e o fluxo de turistas agravou o trânsito.

Chance de se repetir:

Alta – A SC-405 e o trecho da SC-406 a partir do trevo do Campeche, no sentido Centro, não comportam o trânsito local. Na temporada, o problema se agrava.

Av. Beira-Mar Norte

“Está uma porcaria. Peguei um pouco de fila no entroncamento entre Jurerê e Canasvieiras. Depois, começou a andar. Quando chegou à Beira-Mar, parou de novo.”

Paulo Costa, 55 anos, administrador, que deixou Jurerê ontem por volta de 15h.

O que aconteceu?

Segundo Alberto Martins, gerente de trânsito da Guarda Municipal, a Celesc iniciou na avenida a instalação de cabos subterrâneos. A obra se concentra na ciclovia e calçadas no sentido Centro/Bairro, mas em alguns momentos foi necessário usar uma pista da via para entrada e saída de caminhões. A obra, associada à chuva e à saída de turistas do Norte da Ilha, provocou lentidão.

Chance de se repetir:

Média – Obra continua durante a semana, mas a tendência é de redução no número de turistas.

(DC, 05/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *