O avanço de um equívoco
11/09/2009
Elevado inicia de fato
11/09/2009

SC terá mais 287 vereadores

Falta segundo turno na Câmara e a promulgação no Senado

Em meio a muita polêmica e uma pressão nos corredores e gabinetes que durou semanas, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a emenda à Constituição que pretende criar 7.709 novas vagas de vereadores no Brasil, elevando o atual tamanho das câmaras municipais em 14,8%. Santa Catarina passaria dos 2.963 para 3.250 vereadores, com as 287 novas vagas.

De acordo com o superintendente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Ilmar Dalla Costa, se a proposta de emenda constitucional (PEC) for aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados deverá ser encaminhada ao Senado para promulgação.

– Temos a expectativa que os deputados federais aprovem a emenda em segundo turno na próxima semana. Essa é uma pendenga que se arrasta por quatro anos – afirmou Dalla Costa.

A emenda redimensiona o tamanho da maioria das câmaras, aumentando cadeiras principalmente em cidades entre 80 mil e 1 milhão de habitantes.

Florianópolis passaria de 16 para 23 vereadores, Joinville iria de 19 para 25 cadeiras e Blumenau sairia de 15 para 21 vereadores.

O presidente da Câmara de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB) disse que a aprovação de mais vagas de vereadores deve passar pela lei orgânica do município para definir o número de vereadores. Segundo Gean, quem dá posse aos vereadores é o Judiciário, que tem o entendimento de que a decisão de aumentar as vagas nas câmaras passa a valer a partir de 2012. Gean afirmou que, no caso de aprovação da redução de repasse pelas prefeituras, irá provocar dificuldades para equilibrar as contas do Legislativo municipal. A Câmara da Capital tem um percentual de 69% de gastos com a folha dos servidores e o limite é de 70%, segundo ele.

– Com a queda no repasse de verbas esses percentual será de 82%. Aí não tem outra saída que não o corte de despesas e de cargos – disse.

Ontem, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto confirmou que a regra só é válida a partir de 2012.

(DC, 11/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *