Vergonha histórica
18/05/2009
Decreto vai transformar GTC em instituição permanente de prevenção a catástrofes naturais
18/05/2009

Fórum Catarinense de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo recebe apoio político e do setor privado

Terminou neste sábado (16) o primeiro encontro do Fórum Catarinense de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, realizado no Centrosul, em Florianópolis, durante o Congresso Mundial de Turismo do WTTC. Duzentos gestores do Turismo das cidades que compõem as nove regiões turísticas catarinenses conheceram a estrutura, políticas, programas de âmbito estadual e federal para o desenvolvimento da atividade.

Na abertura e instalação do Fórum, na última sexta-feira (15), autoridades federais e estaduais prestaram apoio à criação desta que será uma instância de discussão e articulação com os municípios das políticas do Turismo. O governador Luiz Henrique, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, os senadores Ideli Salvatti e Neuto de Conto, a diretora do Ministério do Turismo, Tânia Brizola, e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, participaram da cerimônia, que encerrou com a presença também do diretor-executivo do WTTC (World Travel Tourism & Council), Jean Claude Baumgarten.

“Fico feliz de ter mais esta estrutura criada a partir do trabalho da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A participação dos municípios neste processo é vital para que possamos avançar com as políticas que nos garantiram a infraestrutura, promoção e visibilidade no mercado nacional e internacional do Turismo”, disse o governador Luiz Henrique.

Ao mencionar a importância do Fundo de Incentivo ao Turismo (Funturismo), da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o governador anunciou o novo sistema da Secretaria de Fazenda do Estado para melhorar a arrecadação catarinense e, assim, garantir os recursos que darão continuidade aos investimentos nas nove regiões turísticas do Estado.

“De fato estamos na vanguarda das políticas nacionais para o Turismo e este é um encontro histórico para o setor em Santa Catarina. Aos colegas secretários municipais e dirigentes do Turismo digo que, sem uma agenda política, as boas ideias não saem dos planos. Por isso, aqui colhemos os frutos dessa gestão com excelentes resultados”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

O Fórum trouxe, no segundo dia de encontro, as palestras do diretor do Ministério do Turismo, José Augusto Guedes Falcão, que falou sobre o Plano Nacional de Turismo. A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Liz, apresentou o Plano Estadual de Turismo e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, falou sobre a promoção de Santa Catarina no Brasil e no exterior.

A diretora da Chias Marketing, Patrícia Sevilha, apresentou o plano Catarina de marketing e o secretário Gilmar Knaesel, encerrou fazendo uma reconstrução das ações de governo, desde 2003, com a criação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte até o momento que chamou de “especial”, porque Santa Catarina é um modelo de gestão do Turismo apontado pelo Ministério do Turismo. A próxima reunião do Fórum, a ser agendada dentro de, no máximo, 30 dias, deverá escolher uma diretoria provisória que fará a preparação das eleições do presidente e vice.

Participação especial do WTTC no Fórum Catarinense – O convidado de honra da primeira reunião do Fórum Catarinense de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Jean Claude Baumgarten, avalizou mais esta iniciativa do Estado em direção ao Turismo sustentável, de qualidade e economicamente ativo.

“O conceito do Turismo como atividade de impacto nas economias locais deve ser difundido entre as comunidades, nas cidades, para que as pessoas se convençam de que o emprego e a renda podem se garantir por este setor”, disse Boumgarten. Segundo ele, os municípios são fundamentais para que o Turismo se desenvolva em toda a sua potencialidade em um destino.

“Somos a indústria de serviços de última geração, porque somos pessoas atendendo pessoas, oferecendo formas de tornar férias, passeios e estadas mais agradáveis para os visitantes. Portanto, temos de buscar a qualidade e seguirmos com esta parceria público-privada para enfrentar a atual crise e estarmos prontos para energizarmos economias com as viagens e turismo em todo o mundo”, completou Baumgarten.

(Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Governo Federal, 17/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *