Ensaio de fotografia no Mercado Público da Ilha
19/06/2008
Filme "A Massai Branca" exibido de graça no CIC
19/06/2008

Cascaes na ficção

Bem que as bruxas tentaram, mas não conseguiram impedir a publicação de 13 Cascaes, livro organizado por Salim Miguel e Flávio José Cardozo, que será lançado hoje, às 19h, na Casa da Memória, em Florianópolis.
A coletânea de contos em homenagem a Franklin Cascaes, com ilustrações de Tércio da Gama, faz parte da programação do centenário de nascimento do etnólogo e desenhista.
Ahipótese de que alguma bruxaria teria impedido a publicação, planejada desde 2003, é levantada com humor pelos organizadores devido às inúmeras negativas de editoras e órgãos públicos. O encanto quebrou-se quando a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) assumiu o projeto de levar aos leitores as histórias de 13 Cascaes, narrativas curtas escritas por 13 escritores catarinenses – além de Salim e Cardozo, Adolfo Boos Jr., Amilcar Neves, Eglê Malheiros, Fábio Brüggemann, Jair Francisco Hamms, Júlio de Queiroz, Maria de Lourdes Krieger, Olsen Jr., Péricles Prade, Raul Caldas Filho e Silveira de Souza.
Nos contos, Franklin Cascaes entra para a ficção como protagonista ou figurante, numa concepção literária que revela uma espécie de extensão do trabalho do folclorista, que morreu em 1983. Cascaes ilustrava em suas obras a literatura oral relacionada a bruxas, feiticeiras, lobisomens e fenômenos encantados que faziam parte do universo ilhéu. O seu legado deu a Florianópolis o título de “Ilha da Magia”, influenciou outros artistas e mexeu com o imaginário dos escritores, como se vê nesta caprichosa edição coordenada por Dennis Radünz.
A publicação de 13 Cascaes marca também o início de um novo projeto editorial da Fundação Franklin Cascaes. Pelo selo serão lançados mais dois títulos em homenagem ao artista, além de obras identificadas com a memória, a literatura e as artes contemporâneas da Capital.
Neste ano serão publicados Crônicas de Cascaes, que traz textos do pesquisador da cultura açoriana veiculados na imprensa entre 1957 e 1960, e um livro de arte-educação da pesquisadora Telma Piacentini sobre as brincadeiras infantis na obra de Cascaes. A seleção dos livros será feita pelo Conselho Editorial, ainda em fase de formação. A Casa da Memória fica na Rua Padre Miguelinho, 58, ao lado da Catedral Metropolitana.
13 Cascaes, de vários autores. Org. Flávio José Cardozo e Salim Miguel, com depoimento de Gelci José Coelho (Peninha). Fundação Franklin Cascaes Publicações (Florianópolis). 112 págs. R$ 25
(Márcio Alves, DC, 19/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *