Defesa Civil alerta para o risco de inundações e deslizamentos de terra na Grande Florianópolis
23/10/2015
Agenda de 26 de outubro a 01 de novembro de 2015
23/10/2015

Uma mudança de filosofia no desenho urbano

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 22/10/2015)

Mais uma contribuição para o debate sobre o futuro da Ponte Hercílio Luz vem do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Martins. Pela clareza, pela leveza e pela beleza do texto, vai aqui a íntegra, em três partes: “Tenho acompanhado sua coluna e a discussão sobre um suposto interesse da população na demolição da ponte Hercílio Luz. Fiquei particularmente feliz com o comentário da sempre ponderada Annita Hoepcke da Silva, uma entusiasta da preservação do patrimônio histórico de Florianópolis. Enfim um sopro de lucidez: é evidente que a ponte deve ser preservada, atentando-se a um uso contemporâneo para a mesma! A ponte não serve mais ao trânsito de veículos, e todos os estudos municipais e estaduais concluíram em período recente que uma terceira ponte ao trânsito de carros é, no mínimo, desnecessária. Os flagrantes e sabidos problemas de mobilidade da capital do estado são, a rigor, consequência da ausência de integração de modais, da baixa utilização de transporte coletivo e de uma lógica monofuncional iniciada nos anos 1950-60, que passou a exigir grandes deslocamentos para execução de atividades cotidianas. O que a gente precisa é de uma mudança de filosofia de desenho urbano: o pedestre no lugar dos carros e os sistemas de transporte se complementando ao invés da disputa insana de espaço com claro privilégio dos automotores”.

Resgate…

Continua o secretário Marcelo Martins: “Em Florianópolis, o processo de reversão deste cenário foi iniciado na aprovação de um Plano Diretor que acabou com as áreas de uso exclusivo e flexibilizou os usos nas áreas mais distintas da cidade. Avançou com o resgate do centro da cidade, por iniciativas como a revitalização do Mercado Público, da Casa de Câmara e Cadeia, de movimentos como o ‘Viva a Cidade’ e mais recentemente com o ‘Centro Sapiens’, um projeto que alia preservação do patrimônio histórico e inovação”.

… do Centro

E a parte final do texto de Marcelo Martins: “A ponte Hercílio Luz é, se bem utilizada, condição para que Florianópolis possa se inserir em um crescente número de cidades no mundo que tem reduzido a velocidade das ruas, criado parques urbanos sobre antigas estradas, ampliado as opções de meios de transporte sobre o espaço urbano e se apropriado do território visando a um uso efetivo dos espaços públicos por parte dos cidadãos”.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *