Mudança no regime da Comcap não elimina velhos problemas como greves e caminhões quebrados
02/02/2018
Fapesc divulga propostas selecionadas na etapa final do Sinapse da Inovação
02/02/2018

Fim de semana de devoção a Nossa Senhora dos Navegantes na Grande Florianópolis

Para manter a tradição e a fé nesta sexta-feira (2), que marca o dia de devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como a padroeira dos pescadores e de quem vive no mar, várias comunidades de Florianópolis e região organizaram uma extensa programação. Haverá procissões, missas e refeições de confraternização durante todo o fim de semana. Em Florianópolis, os eventos acontecem em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses, Lagoa da Conceição e Pântano do Sul. Em São José, a data será comemorada na comunidade da Serraria.

No bairro Cacupé, os poucos nativos que sobraram mantêm a tradição há quase cem anos. “Nossa primeira imagem da santa em uma embarcação é de 1926 e demonstra como as comunidades da costa do sol poente são devotas de Nossa Senhora dos Navegantes. Esse é o grande fim de semana de quem reside na região, com destaque para a procissão no domingo pela manhã”, informou o padre da Capela Santa Cruz, Edinei da Rosa Cândido.

A previsão é de que mais de 40 embarcações participem da procissão da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A saída está marcada para a prainha de Cacupé e as embarcações devem percorrer as praias da comunidade do João Paulo e Santo Antônio de Lisboa. Para deixar o evento ainda mais colorido, os barcos são enfeitados.

O pescador Silvani Ferreira, que é presidente da Associação de Pescadores Amadores e Profissionais da praia do João Paulo, Itacorubi e Saco Grande, confirma que a data é o ponto alto para quem retira o sustento do mar. “É o momento de agradecer a proteção e os alimentos que conseguimos diariamente do mar. Também é a nossa maneira de manter a tradição e de divulgar os nossos costumes”, comentou o pescador.

(Veja Matéria completa em ND, 01/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *