Capital ganha página na internet para acompanhar a evolução da mobilidade urbana
10/04/2013
FloripAmanhã realiza Assembleia Geral
10/04/2013

Na terceira reunião ordinária do ano, realizada na última sexta-feira (5), o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) definiu os coordenadores para os quatro grupos de trabalho, que vão delinear as ações do Conselho em 2013. Cada grupo será formado por integrantes designados pelas entidades que compõe o COMDES e vão abranger grandes temas, considerados ‘chave’ para a região. Este terceiro encontro contou, novamente, com grande participação dos representantes das entidades e do poder público, entre eles o deputado federal Esperidião Amin e o deputado estadual Edson Andrino.

Para o grupo que cuidará das ações referentes à mobilidade urbana, Zena Becker, do FloripAmanhã, foi escolhida como coordenadora. O grupo continuará com a mobilização para agilizar o início das obras do anel viário. Já para o grupo de governança metropolitana, o escolhido para a coordenação foi o secretário estadual de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning. Segundo Hinnig, a intenção é institucionalizar o quanto antes a região metropolitana. “Precisamos implementar o Fundo Metropolitano da Grande Florianópolis para podermos contar com os recursos de consórcios nacionais e internacionais, necessários para as grandes obras da região, mas que só atendem conglomerados urbanos”, disse o secretário.
Outras duas comissões também foram criadas pelo COMDES: a de saneamento básico, que será coordenada pelo engenheiro Paulo José Aragão, da Assocação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SC), e vai tratar das questões de lixo, água e esgoto; e a de institucional para dar andamento aos assuntos internos do Conselho, como a formalização do regimento. A responsável por este grupo de trabalho será Solange Kuchiniski, da CDL-Florianópolis. A partir de agora, os grupos irão se reunir em reuniões individuais e apresentar planejamento e ações nos encontros mensais do COMDES.
O presidente do Conselho, Doreni Caramori Jr., destacou a importância das comissões e pediu que cada prefeitura da Grande Florianópolis envie um secretário para participar dos grupos de trabalho. “Se houver sinergia entre entidades e poder público, os problemas da região serão resolvidos mais rapidamente”, disse.
A agenda de reuniões do COMDES segue com os encontros mensais. A próxima reunião está agendada para o dia 10 de maio.
Novas ações COMDES
Além de dar inicio ao trabalho das comissões, o Conselho também definiu estratégias para alguns temas. Em relação à mobilidade, o COMDES irá enviar uma carta ao Fórum Parlamentar sobre o tema com suas solicitações em relação ao andamento das obras Contorno Viário. Presente na reunião, o deputado federal Esperidião Amin disse que irá reforçar o pedido junto à bancada em Brasília. O deputado também pediu as entidades que acompanham e cobrem a aprovação do Senado do PL 1023/11, que concede isenção de pagamento de pedágio aos proprietários de veículos que possuam residência ou trabalhem no município em que se localiza praça de cobrança de pedágio. O PL já foi aprovado pela Câmara Federal.
Já em relação à Região Metropolitana, o COMDES vai solicitar uma reunião com o Governador Raimundo Colombo para agilizar sua criação. O governador precisa enviar a Assembleia um pedido de institucionalização da região. O deputado estadual Edson Andrino também presente na última reunião, reiterou o apoio ao Conselho nestas tratativas com o governo do estado.
Sobre o COMDES
O Conselho, formado por mais de 30 entidades da Grande Florianópolis, atua em questões como mobilidade, transporte, turismo, construção civil, preservação ambiental, entre outras. As entidades integrantes são:
Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC);
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH);
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA);
Associação Catarinense de Engenheiros (ACE);
Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE);
Associação Comercial e Industrial de Biguaçu (ACIBIG);
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF);
Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP);
Associação Comercial e Industrial de Santo Amaro da Imperatriz (ACISAI);
Associação Empresarial da Região Metropolitana de São José (AEMFLO – CDL/SJ);
Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAGRO);
Câmara de Dirigentes Lojista de Florianópolis (CDL–Florianópolis);
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC);
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC);
Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio);
Florianópolis Covention & Visitors Bureau;
FloripAmanhã;
Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Floripa Interativa (CERTI);
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC);
Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC);
Observatório Social de São José;
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis;
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Florianópolis (SESCON);
Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC);
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
Sindicato dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (SINDIMÓVEIS);
Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (SENGE-SC);
SINDUSCON.
(Acif, 10/04/2013)
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *