Força-tarefa do ‘Trato pelo Capivari’ promove guerra contra o esgoto irregular em Ingleses
15/01/2020
Comitiva da CDL de Florianópolis confere tendências na 109ª Big Show em NY
15/01/2020

Prefeitura quer iniciar estudos para ampliar praias de Ingleses e Jurerê em março

Após a finalização do engordamento da praia de Canasvieiras, que será inaugurado na sexta-feira (17) às 9h, a prefeitura estuda como vai realizar a ampliação das praias de Jurerê e do canto sul dos Ingleses que está desaparecendo com o aumento do nível do mar. Tendo que obedecer uma burocracia gigante, o prefeito Gean Loureiro (DEM) confirmou que o município está se organizando financeiramente para viabilizar os estudos para começar a elaboração dos projetos a partir de março, ponto inicial de tudo. Só depois, é que devem ser buscadas verbas e as licenças.

“A prefeitura já começa a trabalhar projetos para outras praias. No caso do Norte da Ilha, Jurerê e Ingleses Sul. Nossa ideia é contratar o projeto. Queremos fazer tudo junto pra ver qual é possível fazer. Nossa expectativa é autorizar o início do projeto em março e deve levar alguns meses para a conclusão. Quando estiver concluído o projeto, você entra com o pedido de licenças ambientais e depois a licitação. Obviamente que existe a necessidade de conquistar o recurso”, comentou.

Em novembro de 2019, o secretário de Infraestrutura externou ao Conexão a vontade de realizar as obras em 2021, se o prefeito for reeleito. O que vai pontuar o valor a obra é a existência de uma jazida de areia perto da praia, assim como ocorreu em Canasvieiras. Mesmo assim, o secretário especulou que um engordamento em Ingleses chegue aos R$ 20 milhões, só do canto sul.

O prefeito afirmou ao Conexão que a draga holandesa Elbe, que se despediu de Canasvieiras nesta segunda-feira (13), está navegando em direção a Vitória, no Espirito Santo, onde vai operar em uma obra de engordamento da faixa de areia de uma praia da Capital do Estado. Gean disse que o prefeito viu a obra de Canasvieiras e fez o projeto para lá.

Sobre a obra de ampliação da praia de Canasvieiras, o prefeito confirmou que o projeto causa uma valorização da área. “Valoriza a economia de Florianópolis, valoriza o turismo, melhor a autoestima dos moradores. Hoje tô vendo moradores de Jurerê frequentando a praia de Canasvieiras. É uma nova realidade”, afirmou.

O prefeito Gean Loureiro participou da primeira reunião de 2020 do Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni) na noite desta segunda-feira (13).

(Jornal Conexão, 14/01/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *