Aberta votação popular para escolha dos destaques no turismo catarinense
03/12/2019
CASAN orienta sobre uso adequado da rede de esgotos
03/12/2019

Problema na draga vai atrasar entrega do engordamento da praia em Canasvieiras

Operando há menos de um mês na Praia de Canasvieiras para fazer o engordamento da faixa de areia, a draga Elbe sofreu uma avaria no casco e ela precisará ser removida para um estaleiro no Rio de Janeiro, onde será feito o reparo. Assim, o município diz que haverá pequena prorrogação do prazo da entrega da obra. Pela manhã, o prefeito Gean Loureiro já havia admitido, em entrevista ao Conexão na manhã desta segunda-feira (02), que a obra poderia ser entregue mais pra frente por um problema no maquinário. 

“Estamos falando de equipamentos e pode ter falhas. Como a empresa sempre tem um plano B, se acontece um problema com uma draga tem outra para trazer e isso nos dá uma certa tranquilidade. Pode ter uns dias de atraso, mas nossa meta continua sendo ter a conclusão no mês de dezembro”, disse o prefeito.

Segundo o município, a draga precisou ser estabilizada antes de ser removida do local. Como o navio tem seguradora, é exigência dela a remoção até uma doca seca no Rio de Janeiro onde haverá a inspeção do casco. Neste caso, o navio entra em um espaço e a água é toda retirada. Depois, técnicos poderão verificar as avarias. A causa delas ainda não foi esclarecida.

“Estamos elaborando um plano de contingência para inibir ao máximo o impacto da obra e garantir a segurança de todos até o final da execução dos trabalhos de Dragagem e terraplenagem”, diz a nota da prefeitura. Possivelmente, o plano poderá indicar que os trabalhos vão entrar a temporada de verão e bloqueios na faixa de areia precisarão ser respeitados e fiscalizados para evitar que banhistas caminhem entre as máquinas.

Há 15 dias, uma equipe do Conexão subiu a bordo da draga Elbe para mostrar (vídeo) como era a operação do navio que pegava a areia da jazida para transportar até a beira da praia. Com capacidade para cinco vezes mais areia, ela fazia viagens com apenas duas vezes e meia a capacidade por falta de calado na praia, onde ocorreria risco de encalhar. A embarcação de bandeira holandesa já trabalhou no desassoreamento do Porto de Itajaí, o maior de SC, e no porto de Santos, o maior do Brasil.

Leia a nota divulgada pela prefeitura

Durante a execução da obra de engordamento da praia de Canasvieiras, a Draga Elbe sofreu uma avaria no casco durante a operação de dragagem. A Draga foi estabilizada e por prudência está sendo levada ao cais especializado (Doca seca) neste tipo de reparo, no Rio de Janeiro conforme exigência da seguradora. A previsão é de que no início da próxima semana ela volte a operar normalmente. Devido a este incidente possivelmente haverá uma pequena prorrogação do prazo da entrega da obra, todavia as atividades em terra continuam em andamento com serviços de terraplenagem e mudanças das linhas de dragagem. Com o avanço do prazo estamos elaborando um plano de contingência para inibir ao máximo o impacto da obra e garantir a segurança de todos até o final da execução dos trabalhos de Dragagem e terraplenagem.

(Jornal Conexão, 02/12/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *