Fórum de Turismo contra PEC das PPPs na Assembleia
04/12/2019
Audiência Pública discute trânsito de embarcações no canal da Barra da Lagoa
05/12/2019

Análise aponta foz do Rio Capivari imprópria pela 17ª vez em 2019

O ‘Trato pelo Capivari’, ação que vai tentar despoluir o rio em Ingleses, ainda não começou e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina apontou a foz do Rio Capivari imprópria pela 17ª vez em 2019 no último ensaio em 2 de dezembro. Ao todo, foram 25 análises no ano, sendo 17 impróprias, o que corresponde a 68% do total das amostragens no local. Este é o terceiro resultado ruim, desde que as coletas passaram a ser semanais em 4 de novembro. A expectativa é que o programa de verificação de 6 mil ligações de esgoto comece ainda em dezembro, sendo que havia sido prometido para outubro, segundo a Associação de Moradores dos Ingleses (AMI).

A nova análise de balneabilidade, coletada na segunda-feira (02) às 7h29, apontou que havia chuva fraca no momento em que a água foi coletada. Mesmo sendo desculpa frequente das autoridades o problema da chuva que afeta a balneabilidade, as duas análises impróprias anteriores foram consolidadas em dias sem chuvas. O mar passou a apresentar problemas nesse ponto a partir do feriadão de Proclamação da República em 15 de novembro.

O prazo para as empresas interessadas em recorrer no edital lançado pela Casan no ‘Trato pelo Capivari’ venceu nesta terça-feira (03). A Echoa Engenharia S/S venceu o certame com valor de R$ 1,6 milhão (1.642.000,00). Ela disputou com outras três empresas que apresentaram lances, mas não estiveram presentes nas dez rodadas do leilão pelo menor valor. O objetivo do trato pelo Capivari é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari.

O programa terá 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.

(Jornal Conexão, 04/12/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *