Florianópolis será sede de evento nacional de queijos
10/09/2019
Praia da avenida Beira Mar Norte pode ficar própria para banho, mas histórico atrapalha
10/09/2019

Santa Catarina teria R$ 19 bilhões a receber da Lei Kandir

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 10/09/2019)

Como o mundo não exporta imposto, empresas que vendem no exterior acabam acumulando milhões em créditos de ICMS. O governo federal prometeu pagar a maior parte desses créditos pela Lei Kandir anos atrás, mas não cumpre essa promessa.

Por isso, o deputado estadual Milton Hobus (PSD), envolvido na defesa da competitividade diante do corte de incentivos fiscais, enviou carta aberta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que o parlamento aprove lei que viabilize o uso de créditos da Lei Kandir na quitação da dívida dos Estados. SC teria a receber R$ 19 bilhões.

ICMS e inflação 

O Índice de Custo de Vida de Florianópolis, apurado pela Esag-Udesc teve variação de 0,16% em agosto, 0,05 ponto percentual abaixo da variação de 0,21% do mês anterior, julho. No ano, acumulou alta de 2,42% e em 12 meses, de 3,21%. O coordenador do índice, Hercílio Fernandes avaliou que foram variações normais, o que indica que o aumento do ICMS pelo corte de incentivos fiscais não impactou ainda. A variação de 7% para 17% do ICMS do gás de cozinha foi neutralizada pela queda de 8,17% do preço do botijão no país.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *