Cálculo do Índice de Custo de Vida pela Udesc Esag passa a usar aplicativo móvel na coleta de dados
13/09/2019
Prefeitura começa reforma da Biblioteca Municipal no Continente
13/09/2019

Pesquisadores espanhóis discutem ecossistema para turismo inteligente em Florianópolis

Desenvolver ferramentas para inserir o cidadão e o turista no centro do ecossistema do turismo. Esse foi o desafio apresentado no evento “Turismo Inteligente na prática”, realizado nesta quarta-feira, 11, na sede da Santur, em Florianópolis. O debate, promovido pela Rede de Inteligência do Turismo de Santa Catarina contou com a presença de Enrique Lancis Sanjoquin e Fernando Cobos Guerra. Sanjoquin é diretor de Inovação da GLOBALDIT e coordenador do grupo de trabalho de turismo na comissão de Smart Cities. Guerra é especialista em Urbanismo e em Documentação e Restauração de Monumentos e doutor em Arquitetura.

Os dois pesquisadores espanhóis abordaram a transformação dos destinos turísticos em ecossistemas inteligentes, processo composto por outros quatro entes, além do cidadão e do turista: empresas, administração local, espaços e serviços públicos. Nesse sentido, Enrique discutiu as possibilidades de a tecnologia auxiliar empresas e serviços a interagir com o viajante no próprio destino: “Precisamos não apenas trazer mais turistas aos destinos, mas, sobretudo, fazer com que eles tenham experiências personalizadas e de valor”, pontuou.

A recuperação do patrimônio cultural como um ativo da indústria do turismo foi outro tema em discussão. Guerra mencionou o exemplo de recuperação de Ponferrada, município da região noroeste da Espanha. A cidade revitalizou seus mais de 15 monumentos históricos e hoje recebe mais de 160 mil visitantes por ano: “Reconhecer e valorizar o patrimônio cultural faz parte da percepção que o cidadão tem do local onde vive. A cidade tem que ser agradável aos seus habitantes, em primeiro lugar”, destacou Guerra.

O debate foi mediado pelo professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, Alexandre Biz, que destacou a importância de continuar a agenda de trabalho da Rede de Inteligência nos próximos meses: “Nós precisamos cada vez mais trabalhar de forma conjunta, com planos integrados, olhando a longo prazo para alcançar a sinergia que desejamos”.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, destacou que SC já possui um ambiente de negócios favorável: “Já temos o ecossistema, mas ele está voltado a outros segmentos. Precisamos fazer com que o nosso turismo acesse esse paradigma de integração e cooperação”.

Na visão do superintendente de turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius de Lucca, a Rede de Inteligência do Turismo tem tudo para ser protagonista das transformações necessárias no setor: “Eventos como esse são fundamentais para colaborar com a mudança dos paradigmas da atividade turística”.

A realização do evento foi a primeira ação da Rede de Inteligência de Santa Catarina, uma parceria firmada em agosto deste ano entre a Fecomércio, Fecam, Santur e UFSC. O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado e trabalhar em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor. Para Flavia, a integração entre o poder público e o trade de turismo é que vai trazer desenvolvimento para destinos e cidades inteligentes: “É preciso unificar essas estratégias e pensar de forma conjunta para entender que todos têm um papel importante no desenvolvimento do turismo no Estado”.

(UFSC, 12/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *