IMA emite primeira renovação digital de Licença de Operação
05/09/2019
CDL de Florianópolis comemora ida do Pró-Cidadão e Procon para o Centro Histórico Leste
05/09/2019

Bicicletas e patinetes alugados por aplicativo rodam 60 mil quilômetros por mês em Florianópolis

Os patinetes elétricos e bicicletas por aluguel por meio de aplicativos tomaram as ruas de Florianópolis desde dezembro do ano passado, e mudaram a dinâmica do trânsito na Capital. Seja para o lazer na Beira-Mar Norte ou para deslocamentos curtos durante a semana, tornaram-se parte do dia-a-dia, e dados levantados recentemente comprovam a adesão.

A empresa responsável pela operação dos patinetes Grin e bicicletas Yellow entrega nesta quinta-feira (5) para a prefeitura um relatório inédito com detalhes sobre o uso dos equipamentos em Florianópolis de dezembro de 2018 até agosto deste ano. O estudo mostra que, desde o início da operação, o uso dos patinetes cresceu mensalmente 12% na cidade e o de bicicletas, 17%.

Segundo a empresa, os usuários rodaram, em média, 60 mil quilômetros por mês na Capital. Para efeito de comparação, é o equivalente a quase mil viagens entre o Sul e o Norte da Ilha. O uso é mais comum aos sábados e domingos, com picos às 10h e às 15h.

Durante a semana, o relatório mostra que as bicicletas são mais usadas às quintas e ficam mais paradas na segunda-feira. Para os patinetes, o maior fluxo em dias úteis é na sexta-feira, com destaque para as viagens ao meio-dia e depois das 18h.

Usos diferentes por dias da semana
O balanço aponta usos distintos durante a semana e aos finais de semana. Nos dias úteis, a maior parte das corridas com bikes e patinetes começa no Centro da cidade, perto das vias de comércio, pontos turísticos e da prefeitura. Enquanto isso, nos finais de semana o uso é mais comum na ciclovia da Beira-Mar e nos arredores do Shopping Iguatemi. Em relação aos patinetes, o relatório também destaca o uso no Estreito e na Agronômica. Outra diferença é em relação às distâncias e tempo de percurso: durante a semana os usuários rodam, em média, 2,9km de bicicleta e 1km de patinete, contra 3,6km e 1,39km aos finais de semana. A velocidade média dos patinetes é de 5,5 km/h, enquanto a das bikes é de 8,3km/h.

Sugestões para a prefeitura
O balanço do uso em Florianópolis será entregue para a prefeitura com sugestões para a melhoria da mobilidade na Capital. Segundo a companhia, algumas áreas da cidade sem ciclofaixas e outras estruturas de segurança são usadas com frequência pelos moradores com patinetes e bicicletas alugadas.

(Confira matéria completa em NSC, 05/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *