Órgãos brasileiros acompanham implementação nacional de objetivos globais
07/08/2019
Bairros mais altos e afastados ficam sem água, na Grande Florianópolis
08/08/2019
Praça Monte Serrat será inaugurada quarta, 07/08

Fotos: André Miranda

A Praça Monte Serrat foi inaugurada na quarta, 07/08, às 10h. A construção da praça é um projeto do Instituto Vilson Groh (IVG) para criar um espaço de convívio na comunidade. 

A Praça faz parte do programa Adote uma Praça, capitaneado pela Associação FloripAmanhã, que teve o termo de cooperação assinado entre Floram e o Instituto em outubro de 2018. A execução é da WOA Empreendimentos, parceira do IVG desde 2010. A praça fica na rua General Nestor Passos, esquina com a rua General Vieira da Rosa, no terreno da Caixa d’água, onde foi construído o primeiro reservatório da Casan na cidade.

“A beleza rompe a bruteza. Queremos trazer e fazer com que essa comunidade também batalhe cada vez mais por sua qualidade de vida, mostrar a esse capital social as possibilidades de ser incluído no mercado de trabalho por meio de ações que destaquem o que temos de melhor aqui na comunidade do Monte Serrat”, diz o padre Vilson Groh, que desenvolve trabalhos na comunidade, com o tripé meio ambiente, trabalho e turismo. Vilson Groh é morador do Monte Serrat há 36 anos e explica que o projeto traz uma perspectiva de grande mudança na realidade dos moradores da comunidade.

A praça tem 7 mil metros quadrados com diversos equipamentos como uma academia da terceira idade, um parquinho infantil, uma área de convívio e pista para caminhadas. O espaço, de acordo com o padre Vilson Groh, será utilizado para eventos de artesanato, gastronomia e artes. Ele planeja a realização de uma feira aos sábados, para mostra dos projetos sociais do bairro, como a formação em gastronomia. O intuito é que seja um ponto de encontro entre o centro e a periferia, incentivando também o turismo e as conexões, e com isso, ampliar as perspectivas aos moradores do morro do Monte Serrat. 

A Associação FloripAmanhã vem trabalhando há bastante tempo para tirar o projeto do papel através do programa Adote uma Praça. “Nós trabalhamos na solução burocrática. Fizemos gestão para que o mesmo fosse viabilizado através da lei de Adoção de Espaços Públicos. Entendemos que esse espaço, uma vez revitalizado, trará qualidade de vida à região e também poderá servir de atração turística”, explicou o vice-presidente da associação, Salomão Matos Sobrinho.

O projeto da praça é resultado do trabalho de um grupo multidisciplinar coordenado pelo Movimento Traços Urbanos. Outras intervenções ainda vão acontecer, pois essa é a primeira de cinco etapas previstas. A conclusão total deve acontecer em 2022. Para tirar a praça do papel foram chamadas as lideranças locais, realizadas pesquisas no morro e oficinas com crianças e adolescentes, onde eles puderam dizer aquilo que desejavam para a praça, sempre reforçando reforçando a importância do espaço público para a construção do indivíduo.

Veja a galeria da inauguração:

Veja mais fotos da Praça:

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *